Planejamento estratétigo foi tema do segundo curso de capacitação profissional

Com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento e reciclagem dos profissionais que atuam nas agências de comunicação, a Abracom promoveu o segundo curso da série Capacitação Profissional. Com o tema "Planejamento Estratégico". Ciro Dias Reis, diretor presidente da Imagem Corporativa, foi conviado a apresentar o tema de forma dinâmica, a fim de promover a discussão e a troca de idéias.



Por meio do estudo de "cases" de situações de conhecimento público, o grupo pode perceber onde havia ou não planejamento.



Um case de sucesso que foi discutido foi da companhia aérea Swissair que, em 1998, após a queda de um de seus aviões provocar a morte de 229 pessoas, viu a própria imprensa reconhecer e elogiar o profissionalismo e a agilidade da empresa ao gerenciar sua comunicação naquele momento de crise.



Uma situação que demonstrou a ausência de planejamento foi o anúncio do racionamento de energia elétrica, feito pelo governo brasileiro, em 2001. Num primeiro momento não havia uma ação conjugada e a falta de um discurso unificado gerou grande mal estar no país inteiro.



Para encerrar o curso, Ciro dividiu a classe em dois sub-grupos para um exercício de planejamento. O primeiro grupo devereria apresentar a uma suposta equipe de transição do governo o planejamento de como deve ser o anúncio do ministério do novo governo.



Ao segundo grupo coube uma tarefa mais árida. A partir do fato fictício que, nos últimos dias do governo FHC seria feito o anúncio de que, por meio do BNDES o governo estaria liberando recursos para socorro a uma companhia aérea, o grupo deveria estudar o planejamento para esta comunicação, contemplando não somente a imprensa mas os demais públicos que mereceriam uma divulgação mais dirigida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.