Na próxima quinta-feira será apresentada ao público a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), que reúne cerca de 50 das principais agências do País. A apresentação será feita durante a entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação, em São Paulo, no 5º Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas.
Existem no país cerca de mil agências de comunicação: 600 delas em São Paulo e 100 no Rio de Janeiro. Os números mostram que a demanda por serviços de comunicação vem aumentando nos últimos anos. O faturamento das maiores agências de comunicação no Brasil triplicou entre 1996 e 2000, passando de R$ 19 milhões para mais de R$ 64 milhões, de acordo com os números do Balanço Anual da Gazeta Mercantil. A Abracom estima que o faturamento do setor em 2001 supere os R$ 100 milhões.
Entre as metas da Abracom está a criação de parâmetros para o setor, envolvendo serviços, parceiros, clientes, fornecedores, entidades representativas, governo e formação profissional, entre outros. O objetivo é estabelecer critérios que beneficiem o desenvolvimento das empresas
do segmento. A primeira diretoria eleita é formada por 12 profissionais de diferentes empresas de comunicação, tendo como presidente João Rodarte, da Cia de Notícias.
FONTE: Agência Brasil