O Monitor de Mercado 2016 da Abracom ouviu 61 empresas de 11 Estados a respeito do ambiente de negócios na comunicação corporativa. E o resultado do mercado em 2016 mostra que 35,5% das agências consultadas apontam aumento de faturamento, contra iguais 35,5% de empresas com queda na receita. 29% afirmaram que vão concluir o ano sem crescimento, mas também sem perdas. Em 46,8% das empresas, o quadro de funcionários permaneceu estável, 29% vão terminar o ano com mais profissionais em seu estafe. E 24,2% fizeram demissões em 2016, mostrando que, de um modo geral, a empregabilidade do setor ainda não foi duramente afetada pela crise.
Quando perguntados sobre 2017, 56,5% dos empresários apostam no aumento do volume de faturamento, outros 35,5% acreditam em estabilidade e apenas 8,1% em retração. Comparado a outros anos, o mercado de comunicação corporativa está mais cauteloso quanto às perspectivas de crescimento. Até porque, 52% dos participantes da pesquisa acreditam que a economia brasileira, de um modo geral, ficará apenas estável em 2017, contra 26% que acreditam em crescimento e 15% que julgam que haverá retração, aprofundando a crise.
E a Abracom ainda perguntou sobre os serviços que as agências julgam mais promissores no ano que vem. 28% apontam relações com a mídia como serviço de alta demanda. Mas são os serviços de comunicação digital, com 70%, produção de conteúdo, com 52%, e prevenção e gerenciamento de crises, com 20% aqueles em que os empresários mais apostam suas fichas.
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