Relacionamento da empresa com a comunidade e meios de comunicação interna, como as publicações dirigidas a funcionários e clientes, promovidas dentro das coorporações foram os temas discutidos durante o I Encontro de Comunicação Integrada do Pará, que foi realizado nesta quinta-feira, 11, no auditório Albano Franco, na Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), em Belém.
O evento reuniu mais de 200 pessoas entre estudantes de comunicação, profissionais da área e professores universitários. Segundo a coordenadora da Associação Brasileira das Agências de Comunicação Abracom Regional Pará, a jornalista
Para jornalista e diretora da CA No Media, Beth Mendonça, a comunicação integrada evoluiu muito em relação há alguns anos. “Hoje, o mercado da comunicação impõe novas tendências e novas técnicas”. De acordo com ela, a propaganda deixou de ser a principal ferramenta para o anunciante atingir o consumidor. “Os clientes estão direcionando cada vez mais suas estratégias nas diversas áreas da comunicação”, afirma Beth.
O intercâmbio entre as maiores empresas de comunicação empresarial do norte do país foi um dos destaques do encontro para o jornalista Felipe Blanco. “É uma chance de trocar idéias e isso só enriquece o nosso trabalho”, disse Felipe. Ele conta que o evento também proporcionou o acesso do empresários com a visão dos jornalistas no uso da comunicação estratégica. “Nossos clientes precisam conhecer nossa rotina para que a cooperação entre assessor e assessorado seja recíproca”, completou Felipe.
Outro objetivo do encontro foi discutir e promover a capacitação profissional por meio da atualização de conhecimentos, técnicas e práticas de Comunicação Integrada, de forma que os profissionais possam estabelecer estratégias adequadas à nova realidade, para melhorar a atuação desse segmento comunicacional no mercado paraense.
Por isso, as empresas paraenses, que compõem a Abracom, realizaram um debate sobre o novo perfil do comunicador social durante o evento. A diretora de atendimento da
Palestras – O encontro teve a apresentação de vários exemplos satisfatórios de ações e estratégias de comunicação que foram usadas em empresas como a Albras, Companhia Vale do Rio Doce, Shopping Iguatemi Belém e Alunorte.
Pela Companhia Vale do Rio Doce, a palestrante foi a gerente regional de comunicação da empresa, Aída Barbara Moreno, que falou sobre as ações de relacionamento com a comunidade durante a fase de licenciamento do projeto Níquel do vermelho, em Canaã dos Carajás. Entre as estratégias estava um espaço interativo, onde as pessoas tinham conhecimento das fases de extração do níquel em uma espécie de maquete.
Já a Alunorte foi representada pela gerente da Divisão de Comunicação, Cândice La
O gerente do shopping Iguatemi Belém,
FONTE: Abacom Pará