Um terço dos consumidores pesquisados não conseguiu se lembrar do nome de algum produto novo em 2002   
   
BOSTON ? Janeiro, 2003 ? Pesquisa realizada com 4214 adultos nos EUA pela Harris Interactive®/Schneider 2002 sobre os novos produtos mais lembrados em 2002 apontou que  (33%) não conseguiram lembrar de nenhuma nova marca de produto lançada no ano passado e que menos da metade confirmou que a propaganda foi um dos três fatores que motivaram a compra dos produtos citados na pesquisa.   
   
Quando colocados a frente de  25 novos produtos lançados em 2002 e perguntados sobre quais os consumidores haviam ouvido falar , foram indicadas as marcas Vanilla Coke®, Cool Mint Listerine PocketPaks? and Pepsi® Blue?. Outro Top 10 foram Heinz Tomato Ketchup Easy Squeeze!?, Campbell?s "Soup At Hand?," Saran? Disposable Cutting Sheets, Simply White?, Dockers Go? Khaki with Stain Defender?, the MINI Cooper and Hanes® Tagless T-shirt.   
   
Quando perguntados sobre qual produto era mais impressionante do ponto de vista da campanha apareceram a Vanilla Coke (19%) seguida pelo  MINI Cooper (18%), e Listerine PocketPaks (13%).  Nenhum dos 25 produtos restantes foi mencionado por mais de 7% dos pesquisados.   
   
Quando os consumidores foram perguntados sobre quais produtos eles se lembravam sem mostrar uma lista dos lançamentos de 2002, somente 7% deles se lembraram da  Vanilla Coke  e 5%  da Pepsi Blue.    
   
"Trata-se de um numero surpreendentemente pequeno se considerarmos a quantidade de dinheiro investida em campanhas publicitarias destes dois produtos comentou  Joan Schneider, presidente da Schneider & Associates, uma empresa especializada em lançamentos de produtos e marketing de comunicação sediada em  Boston e membro da rede mundial  Iprex de agencias independentes .   
   
A pesquisa Harris Interactive/Schneider 2002 Most Memorable New Product Launch Survey observou também os fatores decisivos para a compra dos novos produtos.  Na avaliação, menos da metade dos consumidores confirmou que a propaganda havia sido um dos três fatores decisivos na compra. Um terço dos pesquisados comprou o produto por curiosidade.  Outros fatores que os levaram a compra foram a recomendação de amigos e parentes(22%) e a necessidade de possuir o produto (22%).   
   
De acordo com a  Universal McCann, US$233 bilhões foram gastos com a introdução de novos produtos no mercado no ano passado. Por estas cifras da para perceber a importância de saber o que leva os consumidores a compra de determinado produto já que analises do Information Resources informam que  52% dos novos produtos falham antes do segundo ano de vida.   
   
Marketing Intelligence Service Ltd. , outra pesquisa na área, informou que os lançamentos de novos produtos dobraram de 1991 a 2001, crescendo  de 15,401 para  32,025.  No ultimo ano 31,785 novos produtos foram introduzidos no mercado.   
   
"O enorme numero de produtos lançados no mercado a cada ano tem crescido tanto que esta muito mais difícil chamar a atenção do consumidor. Descobrimos que muitos dos produtos que era lembrados pelos consumidores utilizaram um mix de táticas integradas de marketing adicionadas a propaganda,  as ações de relações publicas, eventos,  sampling, cuponagens, parcerias, promoções e testemunhais.    
   
Ironicamente, os marketeiros de plantão continuam gastando US$ 2.2 milhões por 30 segundos de anuncio  durante o  Super Bowl XXXVII. Não importa se eles se divertem vendo seu anuncio na TV durante uma partida de futebol. O que importa e que no dia seguinte  eles se lembrem de sua marca e comprem o produto,"  comenta Schneider.   
   
Muitos dos lançamentos de produtos de maior sucesso indicados pela pesquisa empregaram técnicas de marketing não tradicionais adicionadas a propaganda para gerar reconhecimento da marca e vendas.   
   
"isto indica que os marketeiros estão empregando um mix diversificado de táticas de lançamento , algumas estão baseadas no touchdown outras no fumbles" de acordo com  Schneider.   
Muito do que foi detectado pela pesquisa Harris Interactive/Schneider 2002 Most Memorable New Product Launch validou as conclusões do Report  Schneider/Boston University Launch Report preparado dois anos atras.     
   
Neste estudo, levado a cabo através de pesquisa com mais de 100 executivos de marketing das maiores empresas voltadas para a produção de produtos para o consumidor final, foi detectado que a novidade do produto tem uma grande inter-relação entre o sucesso do produto e a tática empregada em contatar o consumidor no corpo a corpo usando táticas de guerrilha na estratégia de marketing.     
   
Sobre a  Harris Interactive®   
   
Harris Interactive (www.harrisinteractive.com) e uma empresa de pesquisa de mercado reconhecida mundialmente como a empresa que realiza o The Harris Poll®,    alem de ser pioneira em pesquisas de mercado realizadas pela Internet com metodologia cientificamente testada.    
   
A sede da empresa esta em  Rochester, New York, U.S.A.. A  Harris Interactive trabalha com metodologias desenvolvidas in house e tecnologias que permitem predizer, customizar e montar estratégias.   
   
Sobre a  Schneider & Associates   
   
Schneider & Associates e uma empresa de relações publicas sediada em  Boston cuja especialização esta no lançamento e relançamento de produtos e serviços para empresas regionais e nacionais nos EUA. Fundada em 1980, a agencia trabalhou com clientes como SUBWAY®, NECCO Sweethearts®, Mosquito Magnet®, Staples, Unilever/Bestfoods, e CVS/pharmacy auxiliando-os a lançar novos produtos e serviços nos mercados-alvo.