Novo selo tem parceria estratégica com produtora in-house do Google UK
De olho no crescente mercado de consumo de vídeo no país, o grupo In Press lança, em setembro, a Vbrand. Especializada em produção de conteúdo em vídeo multiplataforma, a agência conta com a parceria da Across The Pond Productions (ATP), produtora in-house do Google UK, em Londres, para a realização de projetos especiais. O lançamento oficial acontece dia 12 de setembro em São Paulo e 14 de setembro, no Rio de Janeiro. A diretora executiva da ATP, Julie Cohen, e a diretora de desenvolvimento da produtora, Esther Raphael, estarão presentes nas duas ocasiões para falar sobre a importância estratégica de marcas investirem em vídeo multiplataforma.
“Uma pesquisa da ComScore revelou que no ano passado houve um consumo de 4,7 bilhões de vídeos online no Brasil, um aumento de 74% em relação a 2010. Isso prova que o vídeo já é o diálogo mais eficaz com as pessoas que estão nas redes e precisa fazer parte da estratégia das marcas”, avalia Hugo Godinho, CEO da Vbrand. “A Vbrand veio para atender a uma demanda que não é contemplada pelas produtoras de vídeo publicitário. E a necessidade de inclusão de vídeos nas estratégias das empresas justifica a abertura da agência”, completa Kiki Moretti, sócia da Vbrand e CEO do grupo In Press.
O novo selo nasce com o objetivo de desenvolver estratégia e conteúdo em vídeo multiplataforma para empresas. O modelo de negócios visa à produção de vídeos customizados, garantindo uma comunicação focada das marcas. “A internet permite esta segmentação, e a produção de um vídeo pode ser direcionada a um nicho de mercado muito específico, o que é impossível de atingir com o vídeo publicitário tradicional. Outro diferencial é que a equipe da Vbrand é formada por jornalistas, o que nos dá um olhar mais editorial, menos publicitário, ao conteúdo”, explica Godinho.
Alguns projetos internacionais terão a participação da Across The Pond Productions, que fica localizada dentro do laboratório criativo do Google, em Londres. A ATP desenvolve projetos de conteúdo transmídia para os produtos do próprio Google e YouTube para a Europa, África e Oriente Médio e foi finalista em Cannes com uma campanha criada para o Google Analytics. “A ATP gera conteúdo para marcas inovadoras. Como a agência in-house do Google e YouTube, sabemos exatamente como um vídeo pode ser utilizado para transmitir mensagens de uma marca. As empresas nos procuram, pois querem conteúdos que vivam e respirem suas marcas”, diz Esther.
O modelo de operação da VBrand foi inspirado no que é utilizado por produtoras internacionais, como a própria ATP, e está baseado num esquema de produção altamente otimizado, viabilizando uma oferta de bom custo-benefício para o mercado. Desta forma, a produção pode ser contínua, o que permite que o vídeo esteja permanentemente inserido nas estratégias das marcas.
Fernanda Menegotto, diretora de vídeo multiplataforma da agência, explica que este modelo leva em conta o foco em distribuição multiplataforma e a capacidade de disseminação do conteúdo que é produzido. “Assim o cliente pode aproveitar o seu vídeo em diversas plataformas simultaneamente sem que isso cause impacto no custo. Todo o material é produzido em alta definição, com uma linguagem muito especifica para dialogar com a web, e pode ser utilizado em redes sociais, mobiles, digital signages, sites, TVs corporativas e até telas de cinema”, finaliza.