Ciro Dias dos Reis fez palestra hoje no Meeting do Marketing em Porto Alegre
“Quando a rainha Elisabeth divulga sua mensagem de Natal pelo You Tube, é sinal de que o mundo já mudou”. Com essa frase, o jornalista Ciro Dias dos Reis, presidente da Associação Brasileira de Agências de Comunicação (Abracom) enfatizou que as empresas não podem mais ignorar as mudanças do mercado e da sociedade. A palestra aconteceu hoje (10), no Meeting do Marketing da Federasul, em Porto Alegre.
O conselho de Reis diz respeito diretamente à prevenção de crises corporativa. Elas podem afetar a imagem das empresas e determinar tanto o fim de organizações outrora respeitadas ou representar uma grande volta por cima, com um reforço na credibilidade. “A conduta das empresas é constantemente monitorada. Nesse sentido, a atitude mais eficiente é agir assim que forem detectados os elementos que potencialmente poderão evoluir para uma crise”, analisa o jornalista.
O palestrante também apresentou cases de empresas que souberam administrar momentos delicados por meio de estratégias eficientes de divulgação e gerenciamento, caso da Petrobras por ocasião do afundamento da plataforma P-36 ou de empresas que imediatamente fazem recalls de seus produtos antes que problemas presentes venham a público de maneira desastrosa.
Nesse sentido, Ciro Dias destacou a força da internet na disseminação de notícias negativas sobre as empresas. Nos EUA, de acordo com o jornalista, um simples blog de um consumidor lesado ou um internauta ignorado por um departamento de comunicação pode gerar um rumor negativo que chega a milhões de leitores em poucos dias ou até horas. Segundo ele, na internet, qualquer um pode ser formador de opinião.
Fonte: Propmark
FONTE: Propmark