ECA/USP lança centro de mensuração em comunicação e marketing

A Escola de Comunicações e Artes da USP  lançou no dia 7 de abril o seu mais novo centro de pesquisas, o Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing – CEACOM/ECA-USP.


 


O CEACOM  tem como objetivo aprofundar a aproximação entre academia e mercado, para promover o amplo levantamento de informações que subsidiem o processo de melhoria, evolução e otimização dos recursos investidos em comunicação interna e externa.


 


A decisão de criação do CEACOM por parte de seu coordenador geral, professor  Mitsuru H. Yanaze, vem à tona quando a temática de avaliação e mensuração da eficácia das ações de comunicação passa a chamar a atenção das corporações, visto que elas fazem grandes investimentos em uma área até então de difícil mensuração.


 


E é com o intuito de quebrar esse paradigma que o CEACOM inicia suas atividades através da linha de pesquisa Análise do Retorno de Investimentos em Comunicação, pois é uma área na qual os pesquisadores do Centro já vêm colhendo resultados promissores, tanto em nível nacional, quanto internacional.


 


O primeiro projeto consiste basicamente em vislumbrar o panorama geral da comunicação organizacional no âmbito das grandes corporações que possuam operações no mercado brasileiro, visando criar subsídios técnico-teóricos para o aprofundamento da discussão sobre avaliação e mensuração da comunicação. Além disso, será feita uma pesquisa semelhante nos Estados Unidos através de um grupo de professores da Universidade da Flórida, com o objetivo de avaliar em que medida a temática da avaliação em comunicação difere ou se aproxima entre organizações brasileiras e americanas.


 


A criação do CEACOM é um passo importante para o campo das Comunicações como um todo, pois fortalece, de uma maneira geral, a pertinência das ações de comunicação no âmbito das organizações e a necessidade de monitoramento das mesmas por parte de equipes especializadas, ou seja, profissionais com formação em comunicação.


 


Pensando na formação acadêmica e profissional, o CEACOM, além das pesquisas aplicadas e teóricas, oferecerá à comunidade em geral uma série de cursos de extensão, aperfeiçoamento, workshops e seminários sobre os assuntos ligados à avaliação e mensuração em comunicação e marketing.


 


Para outras informações consulte o site:  www.eca.usp.br/ceacom.


 


Fonte: ECA/USP


FONTE: ECA/USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *