Foi dada a largada para a última fase do Prêmio Comunique-se 2006. A votação já começou e os usuários cadastrados até o dia 21/08 poderão participar da escolha dos vencedores deste ano. Quando se chega a esta fase, muitos profissionais brincam nas redações pedindo votos. Foi o que aconteceu com Juca Varella, subeditor do Estado de S. Paulo, que venceu no ano passado na categoria Repórter de Imagem e foi finalista na mesma categoria em 2004.
“Quando eu percebi que estava entre os finalistas, comecei a anunciar para que o pessoal do jornal pudesse votar. Cheguei até a comentar na reunião de pauta que havia outros colegas do Estadão entre os finalistas. Dizia: está terminando a votação e temos gente do jornal concorrendo. Votem aí”, lembra a brincadeira.
Estar entre os finalistas dá aquele frio na barriga. Pensar que você está, na opinião de profissionais da imprensa, entre os três melhores do País deixa os concorrentes ainda mais ansiosos. “Eu já fui finalista e passei pelas duas experiências: ganhar e não ganhar. Em 2005, durante o anúncio, pensava: será que vai ser igual ao ano passado, não vou ser chamado para subir ao palco?”.
Mas, segundo Varella, estar entre os três é um privilégio. “Já é muito bom ser lembrado por uma comunidade muito grande, e não por um grupo restrito de profissionais. É diferente quando você entende que está ali porque uma comunidade jornalística escolheu o seu nome entre tantas pessoas. É uma satisfação redobrada”.
Verónica Goyzueta, correspondente no Brasil do jornal ABC, concorda com o subeditor do Estadão ela venceu ano passado na categoria Correspondente Estrangeiro no Brasil. “Estar entre os três foi superimportante, já que os próprios jornalistas escolhem os candidatos. Esse é um dos melhores reconhecimentos, é muito mais gostoso e dá mais importância ao próprio prêmio porque ele é dado por quem entende”.
Sobre o Prêmio Comunique-se
O objetivo do Prêmio Comunique-se 2006, na sua quarta edição, é reconhecer o desempenho do jornalista pelo conjunto do seu trabalho em determinado período, em vez de avaliar um trabalho específico, o Prêmio Comunique-se é uma proposta inovadora. Ele se diferencia pela forma com que os finalistas e vencedores são eleitos: através dos votos dos próprios jornalistas que freqüentam o portal Comunique-se.
O Prêmio divide-se em três fases. Na primeira, são indicados dez profissionais para concorrerem em cada categoria, com base nas sugestões da comunidade de jornalistas cadastrados no Comunique-se. Na segunda etapa, os jornalistas escolhem três finalistas para cada categoria e, na última fase (25/08 a 03/09), os mesmos eleitores decidem quem são os vencedores. Em todo o processo de definição de indicados, finalistas e vencedores, a votação é totalmente online, sendo as duas últimas etapas acompanhadas pela empresa de auditoria independente Deloitte.
Este ano, o Prêmio Comunique-se conta com o patrocínio de Nextel, Embraer, Medial Saúde, Petrobras, Yahoo!, Coca-Cola e Oracle. Os apoiadores são Rádio CBN, Salem, Lance!, Freixenet, Estadão, Buchanans, Forbes e Bodega San
Para participar da votação
Por questões de segurança, só pode participar da votação quem se cadastrou no Comunique-se até o dia 21/08. Quem alterou seus dados depois desta data deve utilizar senha e login anteriores à mudança.
A votação vai até o dia 03/09. No dia seguinte começa a apuração dos votos para saber quem são os vencedores, que serão anunciados durante festa no
Clique http://www.premiocomunique-se.com.br/ e vote.
Confira quem são os finalistas deste ano:
CA
Neide Duarte (
Caco Barcellos (
Ernesto Paglia (
CA
Eliane Brum (Época)
Chico Otávio (O Globo)
Lourival SantAnna (O Estado de S. Paulo)
CA
Jorge Araújo (Folha de S. Paulo)
Paulo Zero (
Evandro
COLUNIS
Mônica Bergamo (Folha de S. Paulo)
Ancelmo Gois (O Globo)
COLUNIS
Arnaldo Jabor (O Estado de S. Paulo / O Globo)
Elio Gaspari (Folha de S. Paulo / O Globo)
COLUNIS
César Giobbi (O Estado de S. Paulo)
Mônica Bergamo (Folha de S. Paulo)
CA
Ana Paula Padrão (
William Waack (
Chico Pinheiro (
CA
JORNALIS
Joelmir Beting (
Lilian Witte Fibe (UOL)
JORNALIS
Guilherme Barros (Folha de S. Paulo)
Flávia Oliveira (O Globo)
JORNALIS
Glenda Kozlowski (
Juca Kfouri (ESPN Brasil / Rádio CBN AM/FM)
Pedro Bassan (
JORNALIS
Fernando Calazans (O Globo)
Juca Kfouri (Folha de S. Paulo)
Paulo Vinícius Coelho (Lance!)
JORNALIS
Cléber Machado (
Milton Leite (Spor
Silvio Luiz (BandSports)
JORNALIS
Lorena Calabria (
Zeca Camargo (
Edney Silvestre (GloboNews)
JORNALIS
Ana Paula Sousa (Carta Capital)
Artur Xexéo (O Globo)
Jotabê Medeiros (O Estado de S. Paulo)
JORNALIS
Lúcia Hippólito Rádio (CBN AM/FM)
Zileide Silva (
JORNALIS
Clóvis Rossi (Folha de S. Paulo)
Eliane Cantanhêde (Folha de S. Paulo)
CA
Cora Rónai (O Globo)
Ethevaldo Siqueira (O Estado de S. Paulo)
CA
Marcos Losekann (
Marcos Uchoa (
Sônia Bridi (
CA
Ariel Palácios (O Estado de S. Paulo / Buenos Aires)
Gilberto Scofield Jr. (O Globo / China)
Reali Jr. (O Estado de S. Paulo / Jornal da
CA
Larry Rother (
Eleonora Gosman (Clarín)
Max Alberto Gonzales (América Economia)
CA
José
Fernando Mitre (
CA
Casa da Imprensa
In Press Porter Novelli
Máquina da Notícia
CA
Milton Seligman (AmBev)
Rodolfo Guttilla (Natura)
Rosana Dias (Embraer)
FONTE: Comunique-se