O Fórum Abracom de Comunicação é um evento anual organizado pela Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, entidade fundada em 2002 e que representa hoje cerca de 200 agências de comunicação corporativa, em um mercado em pleno crescimento e expansão. Trata-se de um setor que emprega mais de 20 mil profissionais, com movimentação de negócios que superou R$ 5 bilhões.
É uma iniciativa que converge para três características típicas das agências: o dinamismo, o livre e inteligente debate de ideias e um aprofundamento da discussão de temas atuais com enfrentamento aberto da complexidade. Essas conexões, aliás, sempre estiveram presentes nas estratégias pensadas pelos profissionais das agências, desde a fundação das primeiras assessorias de imprensa.
Este e-book busca resumir e consolidar os pontos principais de todos os 13 painelistas da segunda edição, realizada em 26 de março de 2024 na Unibes Cultural na cidade de São Paulo/SP. Suas cinco partes estão aqui retratadas em seus pontos principais: a palestra de abertura de Marcelo Murilo, seguida por três painéis – “A comunicação na estratégia de ESG”, “A materialidade do setor de comunicação” e “A reputação para ESG: Matriz de Riscos e Oportunidades”. Todos os esforços foram em direção a uma construção conjunta de um futuro de comunicação mais ética, transparente e alinhada com os princípios da sustentabilidade e do ESG.
A proposta foi explorar de que maneira o pensamento de sustentabilidade influencia a estratégia de comunicação, sob curadoria de Claudia Zanuso. Profissionais de agências e clientes jornalistas e executivos experientes reuniram-se no palco e na plateia num espaço de construção coletiva de conteúdo. A programação foi inspirada ainda pelo Grupo de Trabalho de Sustentabilidade e ESG da Abracom, que reúne hoje 30 agências e é responsável pelo desenvolvimento de uma pesquisa e pela realização de entrevistas para a criação da matriz de materialidades do setor de comunicação corporativa – alvo de uma das discussões do evento.
O II Fórum ESG Abracom contou com o patrocínio da LexisNexis e da Knewin e com apoio da Unibes Cultural e da On The Go Consumer Insights. Estas empresas ajudaram a viabilizar este evento voltado para a sensibilização, a educação e a promoção de práticas de comunicação éticas e sustentáveis no cenário da comunicação corporativa.
Confira aqui o E-book II Fórum Abracom de Comunicação