Abracom registra terceiro ano consecutivo de crescimento do Setor de Agências Comunicação Corporativa

  • A lucratividade foi maior para 50,9% das agências e para 17% delas, o aumento do lucro também foi superior a 15%

 

  • 52,8% das agências consultadas tiveram aumento de receitas acima de 5%

 

  • 67,9% das agências apontam crescimento do setor em 2024

 

 

São Paulo, 12 de março de 2024 – A Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) divulga os resultados do Termômetro de Mercado Abracom, uma sondagem anual realizada pela entidade e evidencia o contínuo crescimento do setor brasileiro de agências de comunicação corporativa, com perspectivas promissoras para o futuro.

 

Terceiro Ano Consecutivo de Crescimento

 

Os dados coletados revelam um panorama animador para as agências de comunicação, com 22,6% das consultadas reportando um crescimento da receita acima de 15%, indicando uma tendência sólida de crescimento. De acordo com os resultados da sondagem da Abracom, realizada em fevereiro deste ano, 30,2% das agências consultadas registraram um aumento significativo de 5% a 15% na sua receita em 2023, enquanto 13,2% alcançaram um crescimento mais modesto de até 5%. Por outro lado, 34% das entrevistadas relataram estabilidade no faturamento em relação ao ano anterior, enquanto 23,1% sofreram uma redução de até 5%.

 

No cenário consolidado de 2023, a lucratividade foi maior para 50,9% das agências em comparação com 2022, enquanto 20,8% permaneceram estáveis e 28,3% registraram queda nos lucros. Dos entrevistados que experimentaram uma diminuição nos lucros, 41,2% reportaram uma redução maior que 10%, evidenciando uma variedade de desafios enfrentados pelo setor.

 

Na sondagem realizada em janeiro de 2023, 31% das agências entrevistadas relataram um crescimento da receita acima de 15%, enquanto a rentabilidade tinha aumentado para 58% das agências, com 30,3% delas registrando um aumento do lucro também acima de 15%, no comparativo entre 2021 e 2022. Além disso, aproximadamente 64% das agências experimentaram um aumento de receitas acima de 5% ao fim de 2022.

 

Daniel Bruin, Presidente da Abracom, afirma que “estamos testemunhando, ano a ano, uma transformação fundamental na valorização e no reconhecimento do trabalho das agências de comunicação corporativa. O setor tem se tornado cada vez mais estratégico, desempenhando um papel relevante na construção da reputação e da percepção das marcas junto aos stakeholders, sobretudo em um cenário de extrema complexidade do ponto de vista comunicacional que hoje conta com a desinformação, com a inteligência artificial, com influenciadores digitais, com a agenda ESG, entre outras transformações.”

 

Para Marcio Cavalieri, Diretor de Dados e Parâmetros de Mercado da Abracom “a ascensão do setor de agências de comunicação corporativa reflete a crescente compreensão das empresas sobre a importância da comunicação estratégica. Estamos vendo uma mudança significativa na forma como as organizações percebem e investem nessa área, reconhecendo nossa atividade como um diferencial competitivo crucial.”

 

Destaques:

 

Mais da metade das agências consultadas (52,8%) tiveram um aumento de receitas acima de 5%, sinalizando uma expansão generalizada no mercado.

 

Com 67,9% das agências apontando uma perspectiva de crescimento do setor para 2024. O otimismo do setor é alimentado por diversos fatores, como uma maior estabilidade econômica no país, o impacto positivo da agenda ESG e o investimento crescente em comunicação por setores estratégicos. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, como concorrências predatórias no setor, possíveis crises econômicas e o aumento das cargas tributárias.

 

Cerca de 41,5% das agências declararam ter expandido suas equipes em 2023, refletindo a adoção de um ambiente profissional dinâmico e multifacetado, no qual as agências continuam a apostar e investir no seu principal ativo: o capital humano

 

A pesquisa também revelou os serviços, soluções e consultorias mais vendidos pelas agências em 2023, destacando:

 

  1. Assessoria de Imprensa (75%)
  2. Gestão de Redes Sociais e Comunicação Digital (41 a 43%)
  3. Comunicação Interna e Consultoria Estratégica em Comunicação (26%)

 

O Termômetro de Mercado Abracom foi realizado entre 08 e 29 de fevereiro de 2024 e contou com a participação de representantes de 53 agências associadas de todo o Brasil, com faturamento anual variando de até 1 milhão a mais de 50 milhões de reais.

Clique aqui e confira o material completo.

 

Sobre a Abracom:

 

A Abracom é a entidade que representa o setor de agências de comunicação corporativa no Brasil, com mais de 20 anos de existência. O objetivo da associação é promover a cultura da comunicação corporativa e institucional, contribuindo para a expansão e fortalecimento deste mercado. A indústria de comunicação no Brasil faturou R$ 4,9 bilhões em 2022, segundo o anuário da Mega Brasil Comunicação. Atualmente, ultrapassa a marca de 18.000 profissionais, com as mais diversas formações, atuando em equipes multidisciplinares. A Abracom conta com uma rede de 170 agências associadas em todas as regiões do Brasil. A entidade possui cinco diretorias estaduais (BA, MG, PE, RJ e RS) e sede em São Paulo. Para mais informações sobre a Abracom acesse nosso site: https://abracom.org.br/.

 

Informações para a imprensa:

 

Carolina Saboia – carolina.saboia@abracom.org.br – (61) 99962-0630

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *