O papel da comunicação sobre o 5G na geração de novos negócios

Com o advento da tecnologia 5G no Brasil, aos poucos, um horizonte de oportunidades vai se apresentado às empresas em busca de novos negócios.

De acordo com estudo do Ministério da Economia, a demanda por soluções 5G para as mais diversas áreas da economia tem o potencial de gerar R$ 101 bilhões na próxima década para empresas e startups brasileiras ou instaladas no Brasil.

Porém, além dos benefícios que a implantação da tecnologia de 5ª geração comprovadamente trará para a evolução de todo ecossistema econômico, outro impulsionador que pode ser crucial para potencializar ainda mais tal avanço são as estratégias utilizadas nesse processo de comunicação.

Até porque se no atual cenário as informações já circulam em uma velocidade nunca vista antes, graças sobretudo à Internet e redes sociais, com a expansão do 5G, isso tende a se intensificar.

O que é uma excelente prerrogativa às organizações que souberem surfar nesta onda, por meio tanto do investimento em novas tecnologias como em uma comunicação 360° alinhada a missões, valores e objetivos de negócio.

Atrelado a isso, incluir a comunicação como uma estratégia de gestão, além de saudável às empresas, também segue um movimento de mercado.

Segundo dados da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), em 2022, o investimento na área de comunicação organizacional alcançou a marca de R$ 34,4 bilhões. Já para este ano, a estimativa é de um aumento de 3%, atingindo um orçamento de R$ 35,3 bilhões.

E aos que ainda não embarcaram nessa jornada, a dica é começar o mais rápido possível, partindo de um planejamento pautado em objetivos, mensagem-chave e público-alvo bem definidos para cada ação.

No contexto do 5G, alguns caminhos possíveis para alavancar os negócios via ações de comunicação podem incluir, por exemplo:

  • Cases de sucesso que sirvam como benchmarking para outras organizações;
  • Palestras e participação em eventos voltados ao setor;
  • Produção e divulgação de conteúdos e materiais ricos de interesse do público-alvo;
  • Presença na imprensa, por meio de entrevistas e participação em reportagens que ajudem a maximizar a mensagem-chave do seu negócio e a expertise de seus especialistas;
  • Artigos de opinião com análises de temas relevantes para o setor, que podem ser publicados na imprensa e/ou em redes sociais, como o LinkedIn;
  • Vídeos curtos com informações em alta sobre o assunto;
  • Mídia paga para contato direto com seus stakeholders;
  • Estratégia de inbound marketing, que vise manter uma régua de comunicação constante e atualizada com sua base de contatos.

E seja qual for a estratégia (s) de comunicação adotada (s), cabe ressaltar que desafios, soluções e peculiaridades relacionadas à implantação do 5G no País também precisam ser consideradas para, mais do que reforçar e fortalecer a reputação organizacional, impactar o mercado rumo a uma evolução que promete benefícios não só nos quesitos conectividade e infraestrutura, como também grandes avanços sociais.

 

Por Pedro Cadina, CEO e fundador da agência Vianews.

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