ChatGPT, Threads ou Bard? Pesquisa da Vianews aponta tendências

Em um ano marcado por uma sequência de novidades que dominaram as manchetes dos principais sites e jornais do País, pesquisa realizada pela agência de comunicação Vianews revela quais delas ainda permanecem no radar das empresas e da opinião pública, passado o “hype”.

Produzido pela área de Data Driven e Data Analytics da agência, o levantamento levou em conta três assuntos que figuram entre os mais abordados no universo da tecnologia e inovação de 1 de janeiro a 31 de julho de 2023: ChatGPT, Threads e Bard.

O assunto do ano

Disparado na primeira colocação, o ChatGPT já soma 33.081 manchetes identificadas ao longo do ano, o que representa uma média de 156 menções por dia na mídia. 

O pico de chamadas estampadas com “ChatGPT” na imprensa foi registrado em 13 de julho, quando o assunto foi manchete de 509 publicações. “O mais peculiar desta análise foi que o principal motivo deste boom para o ChatGPT foi justamente o anúncio da chegada do Bard, seu principal concorrente, ao Brasil”, explica Pedro Cadina, CEO e fundador da Vianews.

Para efeito de comparação, no mesmo dia de seu lançamento no Brasil, o Bard foi mencionado 450 vezes nas mídias impressas e digitais analisadas.  No acumulado do ano, o número total de menções é de 2.608, sendo 34% (907) registrado somente no período de 1 a 31 de julho.

Outro tema em ascensão

Também lançado em julho, o aplicativo Threads da Meta foi outro assunto que ganhou destaque na imprensa, ultrapassando o Bard em número de menções.

Anunciado oficialmente no Brasil no dia 5, o pico de manchetes sobre Threads foi registrado no dia posterior, 6/7, com 1.515 publicações.

Apesar de ser um lançamento recente, assim como o Bard, o Threads teve mais cobertura na imprensa, alcançando em julho um total de 4.918 publicações. “Cabe ressaltar que esse impacto mais expressivo está relacionado diretamente à própria natureza de cada lançamento, visto que enquanto o Bard restringe-se a um setor mais nichado em tecnologia, inovação e Inteligência Artificial, o Threads integra uma das redes sociais mais populares no Brasil, abrangendo de forma direcionada editorias complementares, como comunicação, comportamento e variedades, além, claro, dos influenciadores digitais”, analisa Cadina.

Realizada por meio de uma ferramenta digital de monitoramento de marcas, a análise feita pela Vianews levou em conta as publicações identificadas de 1 de janeiro de 2023 a 31 de julho de 2023, que continham “ChatGPT ou Chat GPT”, “Bard” e “Threads” no título e/ou link building.

Sobre a Vianews

A Vianews é uma agência de comunicação integrada que desenvolve soluções criativas e inovadoras em Relações Públicas e Marketing Digital. Com mais de 37 anos de atuação em toda América Latina, a agência transforma marcas e pessoas por meio de ações estratégicas, com foco em grandes resultados aos seus clientes.

Eleita a “Agência Destaque do Ano” no Prêmio Jatobá 2021, a Vianews possui quatro troféus do Prêmio Lusófonos de Criatividade (2021), dois troféus no Prêmio Jatobá (2018 e 2021) e três troféus no Sabre Awards LATAM (2020 e 2021). Além disso, também conta com dois Certificados de Excelência por cases inscritos no Sabre Awards LATAM 2019 e oito Certificados de Excelência por cases inscritos no Prêmio Jatobá de 2019, 2020 e 2021.

Para saber mais, acesse https://vianews.com.br/ ou siga nosso perfil oficial no LinkedIN e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *