Dez chaves de comunicação para contribuir para o sucesso de uma startup

LLYC analisa os principais momentos de comunicação em uma startup e recomenda como melhorá-los para ajudar o projeto a crescer

A última década representou um salto gigantesco no mercado de startups no mundo. A situação não é diferente no Brasil. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Startups apontou um crescimento, entre 2016 e 2019, de 207% em relação ao número de novas empresas de tecnologia, que saíram de 4,151 para 12.727.  Em 2021, segundo dados do Distrito, plataforma que monitora o setor, os investimentos em startups no país quebraram novos recordes. No total, estima-se que pelo menos US$ 9,4 bilhões (cerca de R$ 53 bilhões) foram injetados no mercado de inovação brasileiro.

Diante desse cenário, a LLYC analisa os momentos-chave na comunicação de uma startup e recomenda como melhorá-la para ajudar o projeto a crescer, fazendo com que a ferramenta se torne um pilar fundamental para o sucesso do projeto, ajudando a atrair investimentos e talentos.

Momentos importantes da comunicação

Na vida de uma startup, há vários marcos importantes que precisam ser comunicados. O  lançamento no mercado é a apresentação para a sociedade e a prova de sua razão de ser. As startups têm vários desafios, mas o principal deles é criar uma ideia disruptiva, diferenciada e monetizável que atenda a uma necessidade da sociedade e, além disso, lançá-la no momento certo e com o custo certo. Vivemos em um contexto de saturação de informações que dificulta a captação da atenção dos  stakeholders . Por isso, é muito importante ter uma estratégia de comunicação sólida para o lançamento do negócio que faça a diferença, com mensagens claras e adaptadas aos diferentes interlocutores para superar a dispersão e atrair o seu interesse desde o início.

O financiamento  e a busca por recursos  é uma das constantes nas startups, enquanto os investidores lêem a imprensa todos os dias. Uma razão convincente para que o projeto tenha presença na mídia ou aumente sua visibilidade nos fóruns apropriados para se relacionar e interagir com o setor de investimentos. Oferecer uma imagem de solidez que transmita confiança e consistência ajuda os business angels, empresas de venture capital y private equity, a abordarem o projeto com predisposição para aderirem a ele.

O talento é um dos  ativos mais cobiçados tanto na hora de atraí-lo quanto de retê-lo. E a comunicação é um elo para construir uma imagem corporativa que faz com que os candidatos prefiram trabalhar em uma ‘startup’ ou outra. Aqui a reputação e o conhecimento que o candidato tem dela desempenham um papel fundamental, fatores que são construídos e divulgados através da comunicação. Deve-se notar também que os funcionários são os melhores embaixadores para a empresa. Por isso, envolvê-los no plano de comunicação ajudará a tornar a startup do setor mais atrativa.

Aumentar as oportunidades de negócios também é uma das prioridades das startups. Uma exposição midiática cuidadosa durante a fase de escalabilidade  que demonstre a evolução do projeto contribuirá para o seu crescimento fazendo com que se destaque no mercado. Como resultado, muitas ‘startups’ têm recebido propostas de negócios, alianças ou mesmo interesse de clientes e investidores após aparições na imprensa.

Dez passos

As 10 chaves para que a comunicação da startup seja um sucesso:

  1. Faça da comunicação uma prioridade . Deve ser incluído no plano de negócios da nova empresa.
  2. A comunicação é uma corrida de longa distância . Deve ser planejado com uma visão de longo prazo. Consistência e recorrência são fundamentais
  3. Crie uma rede de aliados para se apoiar . A mídia pode ser sua melhor companheira de viagem.
  4. Comunicação não é marketing . Diferencie o que é notícia e o que não é.
  5. Um por todos e todos por um . Não se esqueça da comunicação interna. O sucesso é sempre um esforço de equipe.
  6. A comunicação também é digital. As fronteiras entre offline e online não existem mais.
  7. O relógio biológico da ‘startup ‘. Faça as coisas no prazo e se adapte às mudanças
  8. Conte até 10… Retificar é para os sábios.  Você precisa saber como reagir quando as coisas não acontecem do seu jeito.
  9. Termômetro do mercado. Você deve ter um plano de relacionamento institucional.
  10. Conquiste corações, não apenas cabeças : além dos negócios, a comunicação envolve uma parte mais emocional. A ‘startup’ deve construir uma  narrativa .

A comunicação é um pilar que acompanha e promove as empresas recém-criadas e o ecossistema empreendedor, divulgando o trabalho e o compromisso de empreendedores que, ao mesmo tempo, contribuíram para o desenvolvimento de um dos motores econômicos brasileiros. É uma aposta segura porque as startups e scaleups de hoje são as grandes empresas de amanhã.

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