LLYC analisa os principais momentos de comunicação em uma startup e recomenda como melhorá-los para ajudar o projeto a crescer
A última década representou um salto gigantesco no mercado de startups no mundo. A situação não é diferente no Brasil. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Startups apontou um crescimento, entre 2016 e 2019, de 207% em relação ao número de novas empresas de tecnologia, que saíram de 4,151 para 12.727. Em 2021, segundo dados do Distrito, plataforma que monitora o setor, os investimentos em startups no país quebraram novos recordes. No total, estima-se que pelo menos US$ 9,4 bilhões (cerca de R$ 53 bilhões) foram injetados no mercado de inovação brasileiro.
Diante desse cenário, a LLYC analisa os momentos-chave na comunicação de uma startup e recomenda como melhorá-la para ajudar o projeto a crescer, fazendo com que a ferramenta se torne um pilar fundamental para o sucesso do projeto, ajudando a atrair investimentos e talentos.
Momentos importantes da comunicação
Na vida de uma startup, há vários marcos importantes que precisam ser comunicados. O lançamento no mercado é a apresentação para a sociedade e a prova de sua razão de ser. As startups têm vários desafios, mas o principal deles é criar uma ideia disruptiva, diferenciada e monetizável que atenda a uma necessidade da sociedade e, além disso, lançá-la no momento certo e com o custo certo. Vivemos em um contexto de saturação de informações que dificulta a captação da atenção dos stakeholders . Por isso, é muito importante ter uma estratégia de comunicação sólida para o lançamento do negócio que faça a diferença, com mensagens claras e adaptadas aos diferentes interlocutores para superar a dispersão e atrair o seu interesse desde o início.
O financiamento e a busca por recursos é uma das constantes nas startups, enquanto os investidores lêem a imprensa todos os dias. Uma razão convincente para que o projeto tenha presença na mídia ou aumente sua visibilidade nos fóruns apropriados para se relacionar e interagir com o setor de investimentos. Oferecer uma imagem de solidez que transmita confiança e consistência ajuda os business angels, empresas de venture capital y private equity, a abordarem o projeto com predisposição para aderirem a ele.
O talento é um dos ativos mais cobiçados tanto na hora de atraí-lo quanto de retê-lo. E a comunicação é um elo para construir uma imagem corporativa que faz com que os candidatos prefiram trabalhar em uma ‘startup’ ou outra. Aqui a reputação e o conhecimento que o candidato tem dela desempenham um papel fundamental, fatores que são construídos e divulgados através da comunicação. Deve-se notar também que os funcionários são os melhores embaixadores para a empresa. Por isso, envolvê-los no plano de comunicação ajudará a tornar a startup do setor mais atrativa.
Aumentar as oportunidades de negócios também é uma das prioridades das startups. Uma exposição midiática cuidadosa durante a fase de escalabilidade que demonstre a evolução do projeto contribuirá para o seu crescimento fazendo com que se destaque no mercado. Como resultado, muitas ‘startups’ têm recebido propostas de negócios, alianças ou mesmo interesse de clientes e investidores após aparições na imprensa.
Dez passos
As 10 chaves para que a comunicação da startup seja um sucesso:
- Faça da comunicação uma prioridade . Deve ser incluído no plano de negócios da nova empresa.
- A comunicação é uma corrida de longa distância . Deve ser planejado com uma visão de longo prazo. Consistência e recorrência são fundamentais
- Crie uma rede de aliados para se apoiar . A mídia pode ser sua melhor companheira de viagem.
- Comunicação não é marketing . Diferencie o que é notícia e o que não é.
- Um por todos e todos por um . Não se esqueça da comunicação interna. O sucesso é sempre um esforço de equipe.
- A comunicação também é digital. As fronteiras entre offline e online não existem mais.
- O relógio biológico da ‘startup ‘. Faça as coisas no prazo e se adapte às mudanças
- Conte até 10… Retificar é para os sábios. Você precisa saber como reagir quando as coisas não acontecem do seu jeito.
- Termômetro do mercado. Você deve ter um plano de relacionamento institucional.
- Conquiste corações, não apenas cabeças : além dos negócios, a comunicação envolve uma parte mais emocional. A ‘startup’ deve construir uma narrativa .
A comunicação é um pilar que acompanha e promove as empresas recém-criadas e o ecossistema empreendedor, divulgando o trabalho e o compromisso de empreendedores que, ao mesmo tempo, contribuíram para o desenvolvimento de um dos motores econômicos brasileiros. É uma aposta segura porque as startups e scaleups de hoje são as grandes empresas de amanhã.