Quais são as etapas do plano de comunicação integrada?

Planejamento integrado de comunicação é essencial e ainda é um gap. Já reparou? Milhões de reais investidos em uma campanha, sem retorno, sucesso e nem a meta que tanto o gestor almejava apresentar para a diretoria foi alcançada.

Será que não falta no mercado conhecimento sobre as etapas do plano de comunicação e seus resultados?

Além de entender o planejamento de comunicação, é vital unir essa visão ao plano de negócios e comunicação integrada de marketing.

Muitas empresas colocam a força de suas ações de comunicação institucional apenas no nível tático e depois querem ser respeitadas como se fossem estratégicas.

Dá para ser assim? Não!

Planejamento integrado de comunicação

Antes de reclamar que o trabalho é mal visto e pouco reconhecido, é preciso olhar para o próprio projeto, apontar falhas, analisar cenários e,  enfim, reestruturar um novo plano.

Comunicar sem planejar é rebaixar a comunicação a algo que não precisa ser pensado, refletido, planificado ou feito com diligência e método.

Uma mera campanha não pode ser o foco do trabalho  de uma empresa  ou do setor de comunicação. Cada ação deve ter uma objetivo, meta e um indicador atrelado a si para dar certo. Não se pode entrar em uma floresta sem bússola achando que se vai chegar incólume ao outro lado do caminho.

Sim, a comunicação bem feita, estruturada e bem sucedida, precisa ser planejada e executada de forma ética, comprometida e responsável. Assim, saberemos onde erramos e que pontos podemos aprimorar. Não se vai a lugar algum quando não se sabe aonde se quer chegar.

Não foi a campanha que deu errado, nem o público que não souber ler as entrelinhas ou o anunciante que executou mal o plano de mídia: simplesmente, fomos nós e a falta de planejamento.

E como planejar?

Antes de lançar qualquer campanha, você precisa planejar, literalmente, tornar o horizonte plano, para ver melhor. Faça uma análise do ambiente de marketing, que é o meio mercadológico onde acontecem as relações entre o público alvo e consumidores.

O que analisar antes do Plano de comunicação?

  • Forças;
  • Fraquezas;
  • Ameaças;
  • Oportunidades.

Conhecendo o concorrente

  • É preciso conhecer os concorrentes, seus objetivos, seu público e seu posicionamento;
  • Que participação de mercado ele possui?

Etapas do planejamento de comunicação

Entender o problema, a partir da análise;

  • Determinar o objetivo, a partir do diagnóstico;
  • Estabelecer metas;
  • Fixar as estratégias.

O que minha mensagem deve ter?

1) impacto;

  • 2)atratividade;
  • 3)Durabilidade;
  • 4)Credibilidade.

Estrutura de um plano de comunicação

  • Introdução;
  • Situação atual do mercado, do produto e do produto no mercado;
  • Meta da empresa;
  • Estratégia de planejemento;
  • Orientação da mensagem;
  • Orçamento;
  • Conclusão.

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Texto: Isabela Pimentel – Consultora Especializada em Planejamento de Comunicação Integrada

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