Planejamento integrado de comunicação é essencial e ainda é um gap. Já reparou? Milhões de reais investidos em uma campanha, sem retorno, sucesso e nem a meta que tanto o gestor almejava apresentar para a diretoria foi alcançada.
Será que não falta no mercado conhecimento sobre as etapas do plano de comunicação e seus resultados?
Além de entender o planejamento de comunicação, é vital unir essa visão ao plano de negócios e comunicação integrada de marketing.
Muitas empresas colocam a força de suas ações de comunicação institucional apenas no nível tático e depois querem ser respeitadas como se fossem estratégicas.
Dá para ser assim? Não!
Planejamento integrado de comunicação
Antes de reclamar que o trabalho é mal visto e pouco reconhecido, é preciso olhar para o próprio projeto, apontar falhas, analisar cenários e, enfim, reestruturar um novo plano.
Comunicar sem planejar é rebaixar a comunicação a algo que não precisa ser pensado, refletido, planificado ou feito com diligência e método.
Uma mera campanha não pode ser o foco do trabalho de uma empresa ou do setor de comunicação. Cada ação deve ter uma objetivo, meta e um indicador atrelado a si para dar certo. Não se pode entrar em uma floresta sem bússola achando que se vai chegar incólume ao outro lado do caminho.
Sim, a comunicação bem feita, estruturada e bem sucedida, precisa ser planejada e executada de forma ética, comprometida e responsável. Assim, saberemos onde erramos e que pontos podemos aprimorar. Não se vai a lugar algum quando não se sabe aonde se quer chegar.
Não foi a campanha que deu errado, nem o público que não souber ler as entrelinhas ou o anunciante que executou mal o plano de mídia: simplesmente, fomos nós e a falta de planejamento.
E como planejar?
Antes de lançar qualquer campanha, você precisa planejar, literalmente, tornar o horizonte plano, para ver melhor. Faça uma análise do ambiente de marketing, que é o meio mercadológico onde acontecem as relações entre o público alvo e consumidores.
O que analisar antes do Plano de comunicação?
- Forças;
- Fraquezas;
- Ameaças;
- Oportunidades.
Conhecendo o concorrente
- É preciso conhecer os concorrentes, seus objetivos, seu público e seu posicionamento;
- Que participação de mercado ele possui?
Etapas do planejamento de comunicação
Entender o problema, a partir da análise;
- Determinar o objetivo, a partir do diagnóstico;
- Estabelecer metas;
- Fixar as estratégias.
O que minha mensagem deve ter?
1) impacto;
- 2)atratividade;
- 3)Durabilidade;
- 4)Credibilidade.
Estrutura de um plano de comunicação
- Introdução;
- Situação atual do mercado, do produto e do produto no mercado;
- Meta da empresa;
- Estratégia de planejemento;
- Orientação da mensagem;
- Orçamento;
- Conclusão.
Gostou do texto?
Acompanhe as novidades em nosso canal do Youtube.
Texto: Isabela Pimentel – Consultora Especializada em Planejamento de Comunicação Integrada