Comunidades, explorando todo o seu potencial para a comunicação interna

O Verso e Reverso da Comunicação Interna de 2021 – 9a edição deste encontro anual – terá como tema central o entendimento do conceito de comunidade dentro das organizações.

Nada mais desejado para manter a sensação de pertencimento e aproximar o público interno da marca, público esse que sofre as consequências do novo padrão de convívio social e profissional pós pandemia.

Pelo próprio contrato de trabalho e pelo alinhamento com o propósito da empresa, o público interno pode ser compreendido como uma comunidade de alto valor estratégico para o gerenciamento do employer branding e engajamento. Porque, uma comunidade significa reunir um grupo de pessoas que compartilham algo em si: uma história, um objetivo, determinada área e práticas comuns.

A noção de comunidade tem origem nas estratégias de marketing, cujo foco é o cliente. Observa-se que esse conceito chegou ao público interno recentemente. Como mecanismo de influência, as comunidades nascem de forma natural e podem ser entendidas como uma extensão da cultura organizacional, fortalecendo o relacionamento, as experiências e a troca de conhecimento do universo corporativo.

Por isso, vamos pensar em suas infinitas possibilidades e aplicações no Verso e Reverso da Comunicação Interna, dia 21 de setembro, mantendo a característica deste encontro, precursor em abordar tendências e inovação na área. Em tempos de trabalho remoto e híbrido, criar ambientes “comunitários” nas organizações passa a ser mais uma das atividades da comunicação interna.

Na 1ª parte do encontro, acontecerá o Painel Tendências que abrirá o debate sobre o potencial das comunidades com a presença de profissionais de empresas que cuidam dessa relação com empregados, mediados pela professora Eliana Loureiro da FAAP.

  • Se por um lado as plataformas digitais facilitam a clareza e o compartilhamento de informações, como criar espaços de proximidade e afetividade tão essenciais para a confiança e o senso de comunidade?
  • É possível pensar numa comunicação digitalautêntica, vibrante e efetiva que potencialize a experiência dos empregados?
  • Em modelos híbridos de trabalho, que consideram jornadas presenciais em espaços internos às organizações e também à distância, como gerir comunidades que contribuam para garantir o equilíbrio entre as expectativas das pessoas e das organizações?

Essas e outras questões serão feitas por ela aos convidados da Bloomin’ Brands e Nubank.

Após um breve intervalo será a vez de você participar de um Workshop Colaborativo conduzido pelo Dialog e ter a experiência de ser um Community Manager Interno. O Dialog é uma plataforma mobile-first de comunicação entre empresa e colaboradores, e um hub de serviços do RH para o colaborador.

A figura de um Community Manager é a chave para unir a cultura da empresa e colaboradores, em um mecanismo de transformação e escuta constantemente alimentado. Criatividade e proatividade também são skills necessários. Para ser um CM, deve-se estar atento a quatro grandes pilares: 1. Monitoramento; 2. Engajamento; 3. Mensuração e 4. Moderação.

A dinâmica será sobre relacionamentos e como sua marca aproveita as oportunidades para interagir com sua comunidade, entre elas:

  • Encontre algo que faça seu público se mexer ou falar
  • Torne seu conteúdo compartilhável
  • Descubra o que motiva sua comunidade se expressar
  • Acompanhe a conversa e estimule a participação

E aí, te convenci? Então, participe do 9º Verso e Reverso da CI para entender o que o Community Manager faz, como integrar estas estratégias em sua empresa, quais skills precisa aprender para se tornar o profissional desta área e como se especializar na gestão desse novo recurso estratégico.

É só reservar já sua agenda para dia 21 de setembro das 9 às 12h. Será um prazer ter você aqui com a gente, construindo o futuro da comunicação interna.

Até lá,

Claudia Cezaro Zanuso

Coordenadora GTCI- Abracom

Sócia da Duecom, agência associada Abracom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.