Na era do conteúdo ao alcance de um toque na tela do celular, o entretenimento se tornou um canal de comunicação eficiente entre a marca e seu público-alvo. Atenta à expansão do mercado de brand entertainment, a Vbrand, selo audiovisual do Grupo In Press, anuncia o foco de seu trabalho para o setor, depois de sete anos atuando no desenvolvimento de conteúdo audiovisual de marca.
“Quando lançamos a Vbrand em 2012, o mercado audiovisual para branded content começava a despontar no Brasil como tendência mas, em geral, as entregas ficavam bastante limitadas ao contexto de campanhas. Hoje, mais do que nunca, construir marca é contar história boa e aprofundar experiências, entreter”, explica Fernanda Menegotto, cofundadora e diretora executiva da empresa, que agora se torna um hub de curadoria e desenvolvimento em audiovisual 360º.
Kiki Moretti, CEO do Grupo In Press, também acredita na importância dessa atualização no leque de serviços prestados pela holding. “Ele [o brand entertainment] completa as nossas ofertas, porque é uma forma inovadora de criar conexões emocionais e verdadeiras entre as marcas e seus consumidores”, observa.
O novo caminho que a agência irá trilhar tem mostrado resultados expressivos no cenário mundial: o segmento de brand entertainment cresce duas vezes mais do que o mercado de publicidade e já movimenta US$20 bilhões, segundo dados do “2018 Global Branded Entertainment Forecast”, relatório produzido pela PQ Media, entidade responsável por analisar tendências do setor.
Para a diretora executiva da Vbrand o cenário nunca foi tão favorável para o investimento na categoria. “Temos um contexto bastante fértil para negócios audiovisuais na área, que inclui produtores acreditando, de verdade, que as marcas podem ser grandes parceiras de negócios além de patrocinadores; canais de distribuição, que enxergam a relevância dessas investidas para se construir grade; um mercado de streaming em absoluta expansão no país, em busca de catálogo; e uma audiência ávida por conteúdo de nicho. Fora isso, o entretenimento estratégico é a base para transformar os clientes de nossos clientes em audiência. Quer conexão verdadeira maior do que essa?”, explica.
A agência já tem 16 projetos no portfólio, sendo quatro já em fase produção. Duas das iniciativas, do Grupo Cataratas, principal concessionária de turismo sustentável do Brasil, são séries documentais alertando para os riscos ecológicos que correm os arquipélagos de Abrolhos, no litoral da Bahia, e Noronha, no de Pernambuco. Para informar a sociedade sobre a ameaça do branqueamento de corais nas ilhas baianas, a Vbrand, além do trabalho de coprodução, desenvolve com a produtora Cine Group um seriado dirigido por Lawrence Wahba, documentarista brasileiro e ganhador do Emmy para notícia e documentário.
Dedicar esforços a causas que dialoguem com as demandas sociais está nas práticas do Grupo In Press, explica Kiki Moretti. “Normalmente os valores das marcas e da In Press têm sempre algo em comum. A maioria desses projetos, quando você vai contar histórias, são os que trazem isso: acolhimento, inclusão, diversidade, sustentabilidade, olhar para o outro, olhar para o planeta. São relações humanas: é isso que a gente quer proporcionar e promover”, observa.
Enquanto hub de negócios audiovisuais, a agência passa a oferecer serviços de consultoria de modelos de financiamento e remuneração; inteligência de distribuição e ativação; gestão de propriedade intelectual, além de curadoria e gestão de projetos. A empresa também pretende desenvolver iniciativas cauda-longa, explorando o espectro de produtos possíveis a partir de um mesmo conteúdo, como, por exemplo, licenciamentos, seminários, canais digitais e games.
Sobre a Vbrand
Criada em 2012, A Vbrand é um hub de curadoria e desenvolvimento em audiovisual 360º, parceira estratégica das maiores marcas, canais de distribuição e produtores de conteúdo do mercado como Urca Filmes, Cine Group, Rio Cinema Digital, Espiral, 70 Filmes, Fox Filmes, Globosat, Smithsonian e BandNews. Na sua trajetória anterior, como agência especializada em estratégias de conteúdo e vídeo multiplataforma, produziu mais de mil vídeos para 200 marcas e firmou parcerias importantes como a com o Across The Pond, agência que surgiu dentro do laboratório criativo do Google no Reino Unido.