Como Fábio Assunção reverteu uma situação de crise em exemplo de empatia e solidariedade

Por Juliana Miranda*

Uma resposta impulsiva e esse seria mais um episódio negativo na conta do ator Fábio Assunção, e sua relação com a dependência química – motivo que o tornou um dos “memes” mais famosos da internet e em grupos de Whatsapp quando o assunto é o uso abusivo de álcool ou drogas. Recentemente, a banda La Fúria lançou uma música que leva o mesmo nome do autor e logo se transformou num dos hits mais ouvidos na internet.  “Hoje eu vou beber/ Hoje eu vou ficar loucão/ Hoje eu não quero voltar/ Para minha casa não/ Hoje eu vou virar o Fábio Assunção”, diz a composição.

A piada logo viralizou, mas a atitude de Fábio Assunção deu uma reviravolta em algo que seria negativo e transformou o caso em algo extremamente positivo para ele. Na manhã desta terça (22), o ator publicou um vídeo em seu perfil do Instagram explicando o acordo que propôs ao compositor da música e cantor do La Fúria, Gabriel Bartz: toda a verba arrecadada com os direitos autorais do lançamento será revertida a clínicas de reabilitação de dependentes químicos.

O vídeo logo viralizou e o assunto ganhou a mídia espontânea e a opinião pública, com milhares de comentários favoráveis ao ator.

A postura de Fábio Assunção não só é um exemplo de empatia e solidariedade, mas serve como uma aula de gestão de crise. Como situações negativas podem ser revertidas em oportunidades de conscientização para causas sociais. De um dia para o outro, a imagem do ator passou a ser respeitada, com grande ganho de reputação. Isso porque Fábio foi transparente, se colocou no lugar do outro, não foi para o ringue. Talvez outros artistas em seu lugar tivessem ido à justiça, processado a banda, criticado o compositor.

Em apenas um dia, Fábio enterrou suas piadas e tomou as rédeas de sua vida nas redes socias, mostrando que o lado humano pode vencer os memes e as crises na internet.

 

* Juliana Miranda é diretora de Contas na Mira Comunicação, agência associada Abracom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *