A Faculdade Cásper Líbero, em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), realizou a oitava edição do Praticom entre os dias 5 e 7 de junho.
Organizado pelos alunos de Relações Públicas da instituição, o evento que teve como tema a “Inovação e Tecnologia: novos olhares da comunicação”, promoveu o contato entre estudantes e profissionais atuantes na área.
O 8º Praticom contou com apresentações de diversos cases das principais agências brasileiras de comunicação corporativa e com a segunda edição do Conexão Academia e Mercado. A atividade, realizada na tarde do segundo dia de programação, buscou mostrar o lado mais teórico, chamando dois acadêmicos para fazerem apresentações falando sobre pesquisas que estão realizando.
A primeira a falar foi a professora Bianca Dreyer, que mostrou alguns pontos para alcançar uma comunicação de qualidade na contemporaneidade. Ela explicou sobre modelos de negócios e os desafios para o relacionamento entre organizações e públicos, e ainda, salientou a necessidade da interação para obter visibilidade. Para finalizar usou uma frase de Henry Jenkins que representa bem a situação atual, “se não espalha, está morto”.
Em seguida, quem entrou em cena foi Pedro Nogueira, que além de professor, é dono de uma empresa de marketing digital, e por isso, mesclou a teoria com a prática em sua apresentação. Ele comentou sobre as conclusões que chegou a partir da análise de discursos das marcas na web, tema de pesquisa do docente, e deu ênfase à quantidade de informações que podem ser descobertas a partir da transformação de dados das redes sociais e o quanto as empresas de comunicação podem se beneficiar com isso.
Para encerrar o 2º Conexão Academia e Mercado, formou-se uma roda com participantes e professores para discutir os temas passados durante as palestras e levantar novas questões sobre o mercado atual de relações públicas.