O relacionamento entre empresa e comunidade é um tema que ganha cada vez mais importância não só na construção da imagem e desenvolvimento da empresa, mas também no papel desta no desenvolvimento local. Muito além de questões de compliance e gestão de risco, a construção desse relacionamento envolve várias dimensões do trabalho de comunicação que serão abordadas neste curso de curta duração.
Programação
1. Diagnóstico: quais são as relações importantes para a empresa e para a
comunidade (1h)
2. Mapeamento: quais são os atores e cenários relevantes (1h)
3. Estratégia: como organizar um plano estratégico de relacionamento
(1h)
4. SAC 2.0: a comunidade está nas redes (30min)
5. Licenciamento ambiental e audiências públicas (30 min)
O curso tem uma proposta dinâmica, discutindo conceitos e métodos através da aplicação a casos concretos elencados pelos participantes. Os pontos 1 a 3 do programa são abordados através da apresentação destes conceitos e exemplos reais, seguida por um exercício em grupo de aplicação em um caso concreto. Os pontos 4 e 5 são abordados em forma de apresentação com exemplos.
O primeiro ponto discutirá como fazer um diagnóstico de quais relações são relevantes com a comunidade. Empresas cuja atividade têm risco de acidentes, como mineradoras e petroquímicas, por exemplo, precisam de um relacionamento positivo com as organizações locais para garantir um canal de avisos de utilidade pública e atendimento de emergência. Já empresas do setor turístico possuem outro foco de relacionamento, com fornecedores locais, guias e artesãos. O objetivo é aprender a diagnosticar, junto com o cliente, qual o cenário de relacionamento e como ele pode se posicionar em relação a sua comunidade.
No segundo ponto são apresentadas formas e técnicas de identificação e aproximação dos atores locais, através de ações de comunicação, eventos, responsabilidade social e envolvimento local.
No terceiro ponto, o grupo é convidado a desenhar a estratégia de relacionamento com a comunidade. Durante o exercício de planejamento é possível compreender mais detalhadamente os desafios do relacionamento, tendo em vista a reputação do cliente. O SAC 2.0 é uma apresentação sobre a importância do diálogo via redes sociais, e traz dicas de atendimento para as diferentes redes (Facebook, Linkedin, Instragram, Twitter, Reclame Aqui).
Por fim, apresentam-se as regras e necessidades de relacionamento com a comunidade no que tange a processos de licenciamento ambiental e audiências públicas.
Duração: 4h
Sobre a instrutora Gisele Neuls:
Jornalista e mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS, possui 15 anos de experiência em comunicação e meio ambiente. Foi coordenadora de comunicação do Instituto Centro de Vida, repórter da revista Página 22, chefe da redação Online do Canal Rural e gerente de comunicação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Viveu 8 anos entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde trabalhou com comunidades rurais, ribeirinhos e povos indígenas. É proprietária da agência Matiz Caboclo Comunicação Ambiental.
Público-alvo:
Profissionais de agências de comunicação com projetos de relacionamento com a comunidade ou interessados no tema
Confira os valores:
Faixa de Faturamento |
Investimento |
A – até 1 milhão |
R$ 195,00 |
B – de 1 a 1,5 mi |
R$ 215,00 |
C – de 1,5 a 3 mi |
R$ 255,00 |
D – de 3 a 5 mi |
R$ 305,00 |
E – de 5 a 10 mi |
R$ 350,00 |
F – de 10 a 20 mi |
R$ 390,00 |
G – de 20 a 30 mi |
R$ 445,00 |
H – de 30 a 40 mi |
R$ 500,00 |
I – de 40 a 50 mi |
R$ 550,00 |
J – acima de 5 milhões |
R$ 595,00 |
Não associado |
R$ 905,00 |
Serviço
Data: 12 de abril
Horário: das 09:00 às 13:00
Local: Sede da Abracom – Rua Jesuíno Arruda, 769, Itaim Bibi – SP
Informações: eventos@abracom.org.br