O processo de concorrência tem uma série de etapas que colaboram para que você receba a proposta mais adequada às suas necessidades. Uma destas etapas, e que precisa ser bem delineada, é o envio da RFP (Request For Proposal). A RFP precisa mencionar informações detalhadas e ser coerente com o tamanho do projeto. O prazo oferecido às agências para desenvolvimento da proposta técnica e comercial é muito importante para o processo.
Oferecer pouco prazo para resposta de uma concorrência não pode ser um “pré-teste”, onde se avalia a capacidade de retorno, por exemplo, projetando um momento de crise. Este não pode ser o argumento para se dar pouco prazo para preparação das propostas.
Estabelecer tempo adequado para entrega da proposta técnica e comercial permitirá que você receba propostas mais apropriadas a suas expectativas e necessidades, além da segurança em ter previsões orçamentárias mais ajustadas.
É determinante que prazos adequados para uma boa avaliação do cenário e preparação da proposta técnica e comercial sejam dados às agências. Seja flexível. Entenda que receber a melhor proposta de cada fornecedor será fundamental para que sua análise e escolha sejam mais claras e objetivas.
RFP – Request For Proposal
Queremos aproveitar este espaço para também falar sobre a importância da RFP – Request For Proposal, já que é um documento estratégico, que consolida todas as informações técnicas, comerciais e processuais para a realização de uma concorrência. Estas informações nortearão todo o processo. Este modelo é adotado em concorrências de grandes empresas, mas poder servir para nortear também os processos realizados por empresas de pequeno e médio porte. Segue abaixo modelo de uma RFP
Este documento também está no Guia da ABRACOM — pág 63 – Guia de Boas Práticas em Contratação de Comunicação Corporativa. Baixe aqui.
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