Defina o escopo da proposta deixando claras as necessidades de comunicação e seus objetivos
No campo da comunicação corporativa, uma das atribuições é o entendimento completo de uma necessidade e sua racionalização, buscando extrair a real expectativa e quais seriam os serviços que supririam de forma satisfatória estas necessidades.
Para auxiliá-lo nesta tarefa a ABRACOM desenvolveu uma lista de serviços que as agências de comunicação corporativa têm em seu portfólio e podem oferecer a você.
Clique aqui e acesse o Guia de Serviços e Boas Práticas em Contratação de Comunicação Corporativa, também no site da ABRACOM (www.abracom.org.br).
Compreender quais são as demandas de prestação de serviço será o ponto de partida para o processo de elaboração de um briefing detalhado das necessidades. Um bom briefing deve ser conciso, completo, abrangente, objetivo e claro:
Abaixo um exemplo de quais seriam as informações essenciais para a elaboração de um briefing.
1. Informações gerais.
- Apresentação da empresa (número de fábricas/filiais; número de colaboradores; área de atuação etc.)
- Composição industrial/matérias primas
2. Mercado
- Qual o tamanho do mercado?
- Quais os principais mercados (área, regiões, estados etc.)?
- Qual a participação da marca/ produto/serviço neste mercado?
- Qual é a sazonalidade?
3. Produtos
- Qual a imagem da marca/ produto/serviço no mercado?
- Linhas de produtos
- Principais marcas
- Principais concorrentes por linha de produto
4. Públicos
- Principais stakeholders
- Como se relaciona com esses públicos? Quais as principais ações desenvolvidas com esses stakeholders?
- Se for uma empresa B2C, defina quem conhece a empresa, ou consome/usa a marca/produto/serviço, por sexo, classe social, faixa etária, escolaridade, estado civil, e ocupação financeira
- Defina hábitos dos consumidores em relação à marca/produto/serviço tais como periodicidade de compras, quantidades compradas, preferências etc.
- Descreva influências ambientais e culturais a que o consumidor esteja exposto.
- Onde e como se compra a marca/produto/serviço?
- Quem decide a compra da marca/ produto/serviço?
5. Preço
- Quais os preços da marca/produto/serviço e sua relação com a concorrência (baixos, normais, altos, muito altos etc.)
- Existem restrições legais para estabelecer o preço?
- Se não existem restrições legais, comente a política de preços para este produto, critérios utilizados etc.
- Qual é a reação do consumidor em relação ao preço desta marca/produto/serviço?
6. Concorrentes
- Defina os principais concorrentes diretos, produtos e fabricantes.
- Quais os preços praticados pelos concorrentes?
- Qual a política de vendas praticada pelos concorrentes, como descontos especiais, bonificações, prazos de pagamento etc., que de certa forma facilitam a negociação?
- Pontos positivos e negativos das empresas/marcas/ produtos/serviços concorrentes
- Comente as principais ações de comunicação dos concorrentes quanto às verbas, temas, sucesso/insucesso, mídia, época etc.
7. Descrição do trabalho solicitado nessa concorrência
- Objetivos estratégicos da empresa
- Objetivos de marketing (da empresa, linha, marca, produto ou serviço) em termos de volume, valor, participações, ampliação de mercado e rentabilidade
- Objetivos de comunicação (quem e quantos atingir, o que comunicar, que atitudes e respostas se deseja motivar a curto e longo prazos)
- Definição do serviço (s) alvo (s) dessa concorrência.
- Definição de como espera receber a proposta
Naturalmente o briefing é a peça central, a espinha dorsal que dará sustentação e embasamento teórico necessário para que as agências, por seu lado, possam entender e apresentar algo que supra suas necessidades, atendendo de forma integral as expectativas.
Um briefing mal preparado, ou que não expressa as informações mínimas e fundamentais para compreensão de sua necessidade, além de dificultar o entendimento propiciará, também, um cenário com alto risco de elevação de custos a curto e médio prazo, já que planejamentos imprecisos, desenvolvimentos, criações e produções que não trarão, necessariamente, resultados reais, surgirão da má interpretação dos dados expressos em seu briefing.
Quanto mais informações as agências tiverem sobre sua empresa e quanto mais objetivo e claro você for ao expor suas necessidades, maior será o sucesso desta etapa do processo.
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