Estudo Latin American Communication Monitor (LCM) traz tendências em comunicação estratégica e digital

Tendências em comunicação estratégica, big data, automatização, engagement, influencers, coaching e competências são temas do Latin American Communication Monitor (LCM) 2016=2017, que conta com o apoio da Abracom.

O estudo, que é uma extensão do European Comunication Monitor (ECM), é considerado o maior estudo sobre comunicação estratégia no mundo e traz aspectos atuais sobre a profissão. Para esta edição, mais de 2.000 profissionais do setor participaram e mais de 800 cases de PR foram analisados.

Destaques

A pesquisa teve a participação de 2.295 pessoas na América Latina, sendo 174 respondentes brasileiros. Destas, 60% ocupam cargos diretivos e a maioria tem mais de 10 anos de atuação profissional. As mulheres predominam no mercado e 60% aproximadamente têm mestrado ou doutorado. Delas, 67% trabalham em empresas e as demais em agências ou consultorias.

Dados revelam, ainda, que na América Latina, os profissionais de comunicação utilizam menos o Big Data que regiões da Europa e da Ásia. Somente 17% dos departamentos e das agências de comunicação já estão implementando atividades neste formato e 16% planejam implementá-las até o final de 2017. Os profissionais que mais utilizam a ferramenta provêm de agências e instituições públicas.

Outra informação apontada pelo LCM é que 27% do tempo produtivo dos profissionais é ocupado com a gestão das atividades e das equipes; 21% é utilizado para alinhar a comunicação da organização com o cliente e seus stakeholders; e 17% em coaching para formar, aconselhar e habilitar os integrantes da empresa e/ou clientes.

Faça download do material
Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *