Diante dos cenários de riscos e oportunidades gerados pelas
manifestações de junho, agência lança conjunto especial de serviços para as
marcas associadas aos grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil nos
próximos anos.
Motivada pelas recentes manifestações da sociedade
brasileira, a Edelman Significa mobilizou suas lideranças para analisar os
impactos e desenhar possíveis cenários para as marcas associadas, diretamente
ou indiretamente, à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM e aos Jogos Olímpicos
Rio 2016TM.
O movimento resultou na criação da Plataforma 1416, um
conjunto de serviços estratégicos exclusivos desenvolvido para auxiliar tais
marcas a navegarem neste contexto de alta complexidade, de modo a neutralizar
ameaças e enxergar oportunidades de amadurecimento. A natureza multidisciplinar
da plataforma integra disciplinas como Branding, Atitude de Marca, Gestão de
Crises e Engajamento on/offline, interna e externamente.
Uma atividade experimental da Plataforma ocorreu no último
dia 27, na sede da agência, em um debate fechado com alguns dos principais
patrocinadores destes eventos esportivos. A discussão foi antecedida pela
apresentação de um vídeo criado pela Edelman Significa que analisa as
manifestações e aponta desdobramentos para as marcas, com base em entrevistas
com acadêmicos, jornalistas políticos, governo, lideranças de movimentos
sociais e gestores de projetos sócio-esportivos.
De acordo com Yacoff Sarkovas, CEO da Edelman Significa, “há
um novo panorama que sinaliza claramente o que poderá ocorrer nos próximos três
anos. É preciso articular não apenas táticas, mas estratégias consistentes para
que as marcas associadas aos eventos possam dominar os possíveis contextos e
navegar com segurança por eles”.
Os serviços foram organizados em três grupos. O primeiro,
ENTENDER, consiste em uma Central de Inteligência para a tomada de decisões por
meio de mapeamento de stakeholders, reuniões com influenciadores e análises de
casos.
O segundo bloco, denominado PROTEGER, integra as ações para
preservar percepções positivas e gerir potenciais crises. Ferramentas de
monitoramento estratégico e gestão de crise são os principais eixos desta
frente.
A frente CONSTRUIR contempla ações proativas, de longo prazo
principalmente, a partir da oportunidade de associação, por exemplo, a causas
que emergem como socialmente relevantes no contexto das recentes movimentações
sociais. Além disso, a agência também oferece a consultoria de um Comitê
Multidisciplinar, dedicado a pensar e planejar estratégias e ações integradas,
assim como a possibilidade de entregar, em tempo real, ações on/offline
desenvolvidas por um grupo de estratégia e criatividade dedicado exclusivamente
a aproveitar as oportunidades geradas a partir do que ocorre no País.
Todos os trabalhos, ainda, terão o suporte de especialistas
globais da rede Edelman, composta por outros 65 escritórios nos cinco
continentes, os quais já estiveram envolvidos com ações semelhantes. Dentre os
casos de sucesso, destaca-se a preparação para potenciais crises nas Olimpíadas
de Inverno em Sochi, Rússia, junto a um dos principais financiadores do evento;
a alavancagem de percepção e conhecimento da IBM como patrocinadora das
Olimpíadas em Sydney 2000 e das Olimpíadas de Inverno em Nagano 1998; e a
elevação do conhecimento da Home Depot a partir do vínculo à equipe olímpica
norte-americana.