O The Holmes Report (www.holmesreport.com), um dos principais informativos da área de relações públicas no mundo, com unidades em Nova York e Londres, acaba de divulgar o ranking das 250 maiores agências de comunicação e relações públicas do mundo, com base no faturamento de 2010. A Edelman, segunda em 2009, aparece em primeiro lugar com um faturamento de U$ 531,5 milhões, trocando de posição com a Weber Shandwick Worldwide, primeira em 2009 e que, em 2010, foi para a segunda colocação, com U$ 525 milhões. Seguem Fleishman-Hillard, com U$ 505 milhões, Burson-Marsteller, com U$ 435 milhões (as quatro dos EUA), e a francesa MS&L (Grupo Publicis), com U$ 375 milhões.
A única brasileira que aparece no ranking é a FSB, em 24° lugar, com faturamento de U$ 55,5 milhões. A última citada, a Wrights PR, da Austrália, faturou U$ 1,9 milhão em 2010, o que significa que outras empresas brasileiras, tomando como base o ranking brasileiro do Anuário Brasileiro das Agências de Comunicação e da Comunicação Corporativa, editado pela Mega Brasil, figurariam na classificação. Flávio Castro, diretor da FSB e responsável pela atuação internacional da agência, lembra que a agência tem hoje uma atuação consolidada no exterior, com clientes como Embratur, que atende em parceria com a Edelman, coincidentemente a primeira colocada nesse levantamento. “A FSB – diz ele – atendeu a um chamado do Holmes Report e enviou para a publicação todas as suas informações financeiras, como solicitado. Figurar no 24° lugar entre as maiores do mundo foi espetacular, sobretudo sendo uma empresa genuinamente brasileira”. O ranking completo pode ser conferido aqui.
Fonte: Jornalistas&Cia