Guia de Boas Práticas de Mercado vai orientar atuação das agências associadas da Abracom em Pernambuco

Documento foi resultado de debate entre as agências, com apoio de consultoria

 

A Comissão Estadual da Abracom em Pernambuco acaba de lançar o “Guia de Boas Práticas de Mercado”.  Trata-se de um documento elaborado em processo de reflexão por 13 das 23 agências associadas no Estado. O objetivo é oferecer ao mercado boas referências de práticas concorrenciais. O documento está disponível para download neste link. A primeira edição impressa do Guia tem 1.000 exemplares, que começaram a ser distribuídos nesta semana para empresários, jornalistas e profissionais de comunicação de empresas, governos e instituições do Estado de Pernambuco. A impressão do guia foi realizada com apoio do SEBRAE Pernambuco.

 

O Guia de Boas Práticas de Mercado da Abracom em Pernambuco foi resultado de uma série de dez workshops com as 13 agências signatárias, com a mediação do consultor Francisco Cunha, da TGI Consultoria, do Recife. Nos encontros, os associados discutiram temas como prospecção de clientes, relacionamento com a concorrência, preços, atendimento, contratos, relacionamento com veículos de comunicação e prestadores de serviços e também com o setor público.

 

O Guia traz indicações de boas práticas para as agências e orientações para clientes e fornecedores sobre os parâmetros de mercado. As agências signatárias do documento terão um selo para uso em seu material de divulgação, mas a adesão aos preceitos do Guia é aberta a todos os demais associados da entidade em Pernambuco, mediante pagamento de taxa para a obtenção do selo e assinatura de compromisso com as boas práticas de mercado.

 

A Comissão Estadual de Pernambuco também formará um Conselho de Ética local, com a participação de jornalistas e acadêmicos, para analisar eventuais denúncias de práticas que contrariem o documento, podendo encaminhar a questão ao Conselho de Ética nacional da Abracom.

 

A adoção de um Guia de Boas Práticas é comum em diversos segmentos da economia. Recentemente, a ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa, lançou documento com esse tema, assim como o Sinapro-PE –  Sindicato das Agências de Propaganda, que fez processo semelhante ao da Abracom.

 

Clique aqui para fazer download do Guia de Boas Práticas de Mercado Abracom Pernambuco.

 

 

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