Instituto Palavra Aberta defende autorregulação para coibir abusos da propaganda e da informação

Presidente-Executiva do Instituto participou da série Encontros de Comunicação Corporativa, promovida pela Abracom

 

A presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, foi a convidada de mais uma edição dos Encontros de Comunicação Corporativa, promovidos pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom, com patrocínio exclusivo da PR Newswire do Brasil. Falando para cerca de 60 profissionais de comunicação, Blanco destacou que existem mais de 100 projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional com previsão de mecanismos de controle da propaganda e a informação. “Exatamente por esta ameaça que enxergamos à liberdade de expressão comercial é que criamos em fevereiro deste ano o Instituto, uma organização fundada pelas entidades do setor de mídia e de publicidade, mas aberta a toda a sociedade”, afirmou a presidente-executiva. O encontro foi realizado na quarta, 20 de outubro, em São Paulo.

 

Segundo a presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta, o trabalho feito pela organização visa garantir o direito à informação do consumidor e do cidadão. “Não podemos restringir a propaganda e a informação a tal ponto que se criem preconceitos contra produtos, alimentos ou serviços”, afirmou. Como resposta ao questionamento sobre os limites para evitar abusos na comunicação, Patrícia Blanco lembrou que o setor de publicidade já tem mecanismos de autorregulação, expressos pelo Conar, que garantem a retirada de propagandas inadequadas. Para ela, as leis atuais e o aprofundamento dos processos de autorregulação são suficientes para dar conta do controle em uma sociedade democrática.

 

O encontro foi mediado pelo presidente da Abracom, Ciro Dias Reis e também contou com a participação de Antonio Athayde, conselheiro do Instituto Palavra Aberta e consultor da Associação Nacional de Jornais e de Helio Garcia Jr, sênior advisor da PR Newswire para a América Latina. O próximo encontro da série também terá como tema o papel da comunicação na consolidação da democracia brasileira e está marcado para o dia 23 de novembro, com convidado ainda a definir.

 

 

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