Difusão Editora lança o primeiro livro brasileiro para medir o ROI em comunicação

Chega ao mercado, pela Difusão Editora, a primeira obra que, de fato, aprofunda a discussão e fornece caminhos para calcular o ROI em comunicação: “Retorno de Investimentos em Comunicação: avaliação e mensuração”. A obra, que tem 424 páginas e preço de R$ 86,00, é de autoria de Mitsuru H. Yanaze, professor titular da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-ESP) e consultor das maiores companhias do país. O título ainda traz como co-autores Otávio Freire, doutor em Comunicação e professor conferencista da ECA-USP, e Diego Senise, graduado em Publicidade pela ECA-USP e Analista de Data Intelligence da AgênciaClick Isobar.


 


O lançamento nacional do livro é aberto ao público e acontecerá no dia 26 de outubro, das 19h às 22h, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, em São Paulo, com palestra dos autores. O evento conta com o patrocínio da Natura e da BASF.


 


Obra mais completa sobre o tema já publicada no Brasil, “Retorno de Investimentos em Comunicação: avaliação e mensuração” traz pesquisa inédita realizada pelo Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing da ECA-USP, com gestores de Comunicação e clientes internos da área de 50 companhias do ranking Maiores e Melhores da Exame. O levantamento revela como esses profissionais planejam, organizam, avaliam e mensuram os resultados de comunicação.


 


Dividido em quatro partes principais, o livro descreve, analisa e propõe metodologias de mensuração em 15 áreas da comunicação utilizadas por institutos de pesquisa, empresas brasileiras e também pela Mitsuru H. Yanaze & Associados.


 


O título ainda destaca como as empresas podem buscar uma orientação de marketing, abordando a relação de objetivos, metas e indicadores de comunicação, com foco no fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e balanço patrimonial. Além disso, avalia textos de diversos autores brasileiros e estrangeiros sobre mensuração, eficácia em comunicação, valorização da marca e retorno de investimento.


 


“As organizações estão cada vez mais críticas com seus investimentos. E a área de comunicação tem sido bastante cobrada para demonstrar que tipo de resultado efetivo as suas ações têm alcançado e que tipo de benefício tem gerado pela companhia, seja no curto, no médio ou no longo prazo”, explica Mitsuru. “Por isso, o objetivo principal do livro é dotar os profissionais de comunicação dos conhecimentos financeiros necessários para promover o diálogo entre a comunicação e os números”.


 


Evento de lançamento do livro:


 


Dia 26/10 às 19h


Na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom)


Rua Major Maragliano, 191 – Vila Mariana


O evento é aberto ao público e contara com palestras dos autores


Inscrições (11) 4227-9400 ou sara.brito@difusaoeditora.com.br


 

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