Nós Digitais

No final do século XX, os meios audiovisuais transformaram-se num dos principais domínios da economia mundial e instrumentos de formação cultural. A consolidação desta cultura das imagens foi um trabalho que envolveu diversos agentes da sociedade, difundindo-se através dos impactos tecnológicos característicos de cada mídia audiovisual. Tais tecnologias condicionaram formas de cognição, ideologias e modos de organização econômica. A produção audiovisual – o cinema e, particularmente, a televisão – é um caso exemplar e se constitui num dos setores mais sólidos da produção cultural atualmente.


Debater sobre a história das tecnologias audiovisuais, as transformações ocorridas ao longo dos anos e, principalmente, as perspectivas para o futuro norteia a 5ª edição do evento “Nós Digitais”, sob o tema “Cultura Audiovisual e Televisão – Antecedentes, Transformações e Perspectivas”, no dia 27 de setembro, às 19h, no Oi Casa Grande (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon). O evento, aberto ao público e com entrada franca, acontece sempre na última segunda-feira de cada mês e é uma iniciativa da ESPM-RJ, por meio do Pan Media Lab, e o Globo Universidade. Na ocasião, falará sobre o tema Erick Felinto de Oliveira, mestre em Comunicação pela UFRJ e doutor em Letras pela UERJ/Universidade da California, Los Angeles. Os mediadores da palestra serão os curadores do evento, o professor de estudos de mídias e comunicação da ESPM-RJ, Vinicius Andrade Pereira, o físico Luiz Alberto de Oliveira e o músico e escritor Fausto Fawcett.


 


 


Sobre o autor – Erick Felinto é autor dos livros “A Religião das Máquinas: Ensaios sobre o Imaginário da Cibercultura” (Sulina, 2005), “Passeando no Labirinto: Textos sobre as Tecnologias e Materialidades da Comunicação” (EDIPUCRS, 2006), “A Imagem Espectral: Comunicação, Cinema e Fantasmagoria Tecnológica” (Ateliê Editorial, 2008) e “Avatar: o Futuro do Cinema e a Ecologia das Imagens Digitais” (com Ivana Bentes: Sulina, 2010). Atualmente, é pesquisador do CNPq, Diretor Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores de Cibercultura (ABCIBER: biênio 2009-2011) e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Recentemente, trabalhou como parceiro da Universität der Künste Berlin, sob a supervisão de Siegfried Zielinski, na produção do DVD “We Shall Survive in the Memory of Others”, contendo as últimas entrevistas dadas pelo filósofo Vilém Flusser. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cibercultura, Comunicação, Cinema, Audio-Visual e Novas Tecnologias.


 


 


 


Saiba mais sobre o ‘Nós Digitais’ – O Projeto “Nós Digitais” é uma oportunidade de debater as mudanças e os futuros possíveis da comunicação e do ser humano. Trata-se de uma série de encontros que, alinhando palestras e debates com peças interativas e performances, reflete sobre as transformações da sociedade e da comunicação, desde o aparecimento da vida até o surgimento das mídias digitais, em busca de um melhor entendimento do mundo contemporâneo e dos seus possíveis desdobramentos.


Através de um percurso reflexivo, que vai do aparecimento da vida à cibercultura, a proposta da série Nós Digitais é retomar algumas teorias do campo da comunicação e de campos afins, re-avaliando a importância e o legado destas teorias para o enfrentamento das questões que envolvem o humano e as novas tecnologias da comunicação. Para isso, os encontros da série – sempre às últimas segundas-feiras do mês (excepcionalmente em setembro teremos duas edições – dias 13 e 27) propõem uma dinâmica que implica variados recursos e linguagens, como vídeos, palestras, debates, performances, instalações multi-plataformas e interativas, como meios para potencializar o pensamento e a reflexão sobre cada um dos temas debatidos.


Clique aqui para realizar sua inscrição.


 


 


SERVIÇO:
“Nós Digitais”, com Erick Felinto, mestre em Comunicação pela UFRJ e doutor em Letras pela UERJ.
Data e horário: 27 de setembro, segunda-feira, às 19h
Local: Oi Casa Grande – Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon, Rio de Janeiro
Entrada franca mediante inscrições no site
www.espm.br
Mais informações pelo telefone (21) 2216-2002
Concepção e Coordenação: Vinícius Andrade Pereira


FONTE: Abracom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *