ESPM_RJ e Globo Universidade debatem sobre “Mídias Eletrônicas e Metrópoles Modernas” na quarta edição do evento “Nós Digitais”

Rio de Janeiro, setembro de 2010 – Como parte dos processos de formação das cidades modernas, na virada do século XIX para o XX, surgem as mídias eletrônicas – como o rádio, o telégrafo e o cinema – ao lado de outros acontecimentos importantes como a valorização de espetáculos de entretenimento, o sensacionalismo popular, o aparecimento das primeiras lojas de departamentos, o incremento dos meios de transportes, como o automóvel, os bondes e trens etc. Tudo isso fazia da experiência de viver em uma metrópole moderna algo novo, muitas vezes tomado pelos reformistas sociais da época como negativo – associando tal experiência a choques, hiperestímulos, crises nervosas, estresse, acidentes, fadiga e apatia mental – capaz de saturar e adoecer as populações urbanas de então. É ainda neste contexto que se observar importantes mudanças nos modos de perceber e de dedicar atenção às coisas, em meio a práticas variadas como a educação, o trabalho e o consumo.

Pensar todas essas mudanças e como elas afetam aquilo no qual nos transformamos hoje, com o aparecimento das mídias digitais e de novas formas de entretenimento como os games, são os objetivos da 4ª edição do evento “Nós Digitais”: “Mídias Eletrônicas e Metrópoles Modernas”. Este encontro, com entrada franca, acontecerá no dia 13 de setembro, às 19h, no Oi Casa Grande (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon), tendo como palestrante Maria Cristina Franco Ferraz, professora titular de Teoria da Comunicação da UFF (universidade Federal Fluminense), doutora em Filosofia pela Universidade de Paris 1 – Sorbonne e pós-doutora pela Universidade de Berlim. Maria Cristina é autora dos seguintes livros: Nietzsche, o bufão dos deuses (Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994; Ediouro/Sinergia: 2009 e Paris: LHarmattan, 1998), Platão: as artimanhas do fingimento (Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999; Ediouro/Sinergia, 2009), Nove variações sobre temas nietzschianos (Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002) e Homo deletabilis – corpo, percepção e esquecimento: do século XIX ao XXI (Rio de Janeiro: Garamond/FAPERJ, no prelo).

Os mediadores da palestra serão os curadores do evento, o professor de estudos de mídias e comunicação da ESPM-RJ, Vinicius Andrade Pereira, o físico Luiz Alberto de Oliveira e o músico e escritor Fausto Fawcett.

Clique aqui para realizar sua inscrição<http://securityserver2.espm.br/eventos/servlet/hweevn?2,4>.

 

SERVIÇO:

 

“Nós Digitais”, com Maria Cristina Franco Ferras, professora titular de Teoria da Comunicação da UFF (universidade Federal Fluminense) e Doutora em Filosofia pela Universidade de Paris 1 – Sorbonne.

Data e horário: 13 de setembro, às 19h

Local: Oi Casa Grande – Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon, Rio de Janeiro Entrada franca mediante inscrições no site <http://securityserver2.espm.br/eventos/servlet/hweevn?2,4>.

Mais informações pelo telefone (21) 2216-2002

 


FONTE: Abracom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *