10 ANOS DE FILOCOM: a Nova Teoria nos 44 anos de ECA

Seminário Nacional de Comunicação – 22 a 26 de novembro de 2010 – ECA-USP, São Paulo


 


O seminário “10 anos de FiloCom: a Nova Teoria nos 44 anos de ECA” (22 a 26 de novembro de 2010)é um convite à comunidade de pesquisadores,   professores, alunos de graduação e pós-graduação do país para que conheçam, comentem e discutam esta proposta original.
A Nova Teoria da Comunicação nasceu no Brasil. É a primeira proposta consolidada de uma ontologia (definição do conceito de comunicação) e   de uma epistemologia (a proposição de um método novo, chamado metáporo) em nosso meio.
 


O que a Nova Teoria propõe é estudar o fenômeno comunicacional, o que   acontece com as pessoas uma vez sujeitas ou expostas a fluxos de   imagens, sinais, apelos e similares. Pelo fato de nenhuma orientação   teórica brasileira ter se ocupado com isso até agora, nós chamamos atenção da comunidade de estudiosos, pesquisadores e professores de   comunicação para este fato: é hora de começar a estudar o fenômeno   comunicacional em sua própria ocorrência.
 


Para tanto estamos submetendo ao público especializado brasileiro a Nova Teoria da Comunicação. Esperamos, com este seminário, desencadear uma ampla discussão nacional sobre a natureza do evento comunicacional e seus efeitos sobre as pessoas.
 


Contamos com os seguintes nomes: Alice Mitika (ECA/USP), Alex Galeano   (UFRN), Eugênio Trivinho (PUC/SP), Francisco Rüdiger (PUC/RS), Jairo Ferreira (UNISINOS), Juremir Machado da Silva (PUC/RS), Liv Sovik   (UFRJ), Lucrecia DAlessio Ferrara (PUC/SP), Norval Baitello Junior   (PUC/SP), Luiz Martino (UnB), Marcos Fernando Lopes (FFLCH/USP),   Maria Immacolata Vassalo Lopes (ECA/USP), Maria Paula Sibilia   (UFF/RJ), Massimo di Felice (ECA/USP), Mayra Rodrigues (ECA/USP), Rose   de Melo Rocha (ESPM/SP), Jose Teixeira Coelho Netto (USP). Nos temas:   Conceito de comunicação; Investigação e pesquisa em comunicação; Comunicação e Tecnologia; Imagem e Corpo; Linguagem e Estudos Culturais.


 


 


O prazo de entrega dos trabalhos do Seminário 10 Anos de FiloCom é 30  de agosto.
Enviar as propostas para o email:
filocom@usp.br Para saber mais sobre a Nova Teoria e o evento acesse:  http://www.filocomusp.blogspot.com/ Ou leiam mais sobre os conceitos da Nova Teoria no “O Dicionário de Comunicação”, Ciro Marcondes (org), Ed Paulus (2009) 

 


FONTE: Abracom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *