No ar, o novo Congresso em Foco

 


No dia 24 de março, o site Congresso em Foco, que está hospedado no portal iG, mudou totalmente de formato. A mudança não envolve apenas uma programação visual mais atraente e moderna, mas, sobretudo, a inclusão de novos conteúdos e a adoção de ferramentas que facilitarão a navegação, para o usuário, e a publicação de matérias e imagens, para a própria equipe do site.


 


A reformulação do Congresso em Foco ocorre pouco depois de o veículo, lançado em fevereiro de 2004, completar cinco anos de existência, e coincide com um momento em que o site tem publicado reportagens de grande repercussão. Uma delas lançou luz sobre os abusos na utilização de passagens aéreas pelos parlamentares, mostrando, com base em informação da agência de viagens contratada pelo Senado, que a própria líder do governo no Congresso, senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), usou a cota a que tem direito para trazer de São Luís a Brasília sete amigos e familiares, convidados para passar o final de semana na capital federal (alguns deles, hospedados na residência oficial do presidente do Senado). Os repórteres do site também revelaram que o Senado gastou em 2008, apenas com o pagamento de passagens aéreas, quase R$ 20 milhões, número que passou a ser reproduzido por toda a imprensa.


 


Outra reportagem recente mostrou que o deputado Edmar Moreira (DEM-MG), aquele do castelo, utilizou recursos da Câmara para contratar R$ 236 mil em serviços de segurança. Conforme o próprio deputado admitiu depois, os serviços foram pagos a empresas de sua propriedade, o que deu origem a um processo que poderá resultar na cassação do parlamentar.


 


Furos, porém, não são novidade no Congresso em Foco. Nos últimos cinco anos, quase diariamente, matérias exclusivas do site ganharam espaço em outros veículos. A grande novidade é que um conteúdo que já desfrutava de credibilidade e grande audiência (mais de 1 milhão de visitantes no ano passado, segundo o Google Analytics) será agora ampliado e melhor embalado.


 


Mudanças  


 


Toda a programação do site foi alterada para possibilitar ao leitor encontrar com mais facilidade aquilo que procura. Uma nova seção, “Mapa da mina”, foi criada para abrigar os exaustivos levantamentos exclusivos que ajudaram a construir a boa fama do Congresso em Foco. Nela, estarão disponíveis informações sobre temas como processos judiciais contra parlamentares (o site foi o primeiro veículo brasileiro a publicar uma lista de parlamentares acusados criminalmente), assiduidade dos congressistas, evolução dos bens dos políticos e uso de verbas indenizatórias no Congresso. As matérias mais lidas também passam a ser permanentemente destacadas.


 


O leitor também ganha uma série de serviços que descomplicarão o seu dia-a-dia, possibilitando acessar desde textos que explicam o funcionamento do Congresso Nacional até ferramentas bastante práticas que, por meio de um simples clique, darão a previsão do tempo e o colocarão em ambientes nos quais ele poderá calcular o pagamento de impostos e outras contas, emitir certidões negativas, localizar CEP etc.  


  


Amplia-se também a interatividade. Agora, o leitor contará com um espaço próprio no Congresso em Foco para mandar on line sugestões de pauta, enviar textos e imagens, além de continuar exercendo a liberdade que sempre teve para publicar comentários.


 


As mudanças envolvem ainda a chegada de um novo colunista, o cientista político Rogério Schmitt, doutor na área pelo Iuperj e ex-professor da USP e da PUC-SP, que hoje é um dos mais qualificados consultores políticos do país. Rogério Schmitt publicará artigos semanais, juntando-se a um time que já incluía os escritores Marcelo Mirisola e Márcia Denser, o também cientista político Paulo Kramer, o outsider Bezerra Couto e os jornalistas Cláudio Versiani e Eumano Silva. Eumano, que já dirigiu em Brasília as sucursais da Época e da IstoÉ, é o titular da coluna Olho no Poder, que estreou há três semanas, e acaba de assumir o cargo de editor executivo do Congresso em Foco.


 


Os demais integrantes da equipe do site são: Sylvio Costa (diretor), Edson Sardinha (editor), Lúcio Lambranho (repórter especial), Eduardo Militão, Renata Camargo, Rodolfo Torres, Daniela Lima, Mário Coelho e Fábio Góis.


FONTE: Abracom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *