Comunicação interna mobiliza debate em diversos Estados

Grupo de trabalho da Abracom reúne agências de vários pontos do Brasil para planejar ações de 2009


 


Em tempos de crise econômica, a comunicação interna torna-se cada vez mais importante para as empresas, que passam a investir sistematicamente em soluções voltadas para os seus funcionários“, analisou Carlos Henrique Carvalho, secretário-executivo da Abracom, durante a primeira reunião do Grupo de Comunicação Interna, que ocorreu em 17 de fevereiro, em São Paulo, com representantes do Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul, debatendo por meio de um sistema viva-voz.


 


O atual cenário é encarado como um desafio pelo grupo, formado por agências associadas à Abracom desde 2007 em todo o país em prol de ações que visam o desenvolvimento e qualificação dos profissionais que atuam na área. Assim, o encontro foi uma oportunidade para todos conhecerem as metas para este ano e darem o pontapé inicial nas tarefas. “Começamos 2009 com uma forte participação e muito trabalho pela frente“, afirma Claudia Cezaro Zanuso, coordenadora do grupo e diretora de atendimento e planejamento da KlaumonForma Comunicação.


 


Entre as propostas está a realização de uma enquete virtual para mapear as agências de comunicação interna no Brasil. O questionário será enviado por email e estará disponível em março no site da Abracom, colhendo o perfil das associadas que atuam neste nicho, a partir de informações como tempo de atuação, principais desafios e produtos e serviços oferecidos. “O objetivo é conhecer os associados da entidade e, a partir daí, atender às necessidades do mercado“, acrescenta Jaíra Reis, também coordenadora do grupo e diretora da Casa do Cliente Comunicação 360º.


 


Somado à pesquisa, o grupo planejará encontros, palestras, reuniões a serem realizados ao longo do ano, quando serão apresentados o panorama do setor e cases abordando necessidades e experiências, com o objetivo de favorecer o alinhamento do mercado. Entre os planos está também a aproximação com as universidades, unindo forças com outras frentes de atuação da Abracom que desenvolvem esse trabalho.


 


Outra atividade da equipe está prevista para a segunda quinzena de abril, durante o encontro das agências de comunicação de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. No evento será feita palestra sobre o Caderno de Comunicação Organizacional (CCO), produzido pelo grupo, com o título “Como entender a Comunicação Interna“. Os interessados podem solicitar o exemplar para Talita Galana Tokimatsu, pelo telefone (11) 3079-6839 ou e-mail  talita@abracom.org.br, ou imprimir a versão em PDF disponibilizada no endereço https://www.abracom.org.br/arquivos/ComunicacaoInterna.pdf.


 


O objetivo é que o atual grupo seja também de estudo. A reunião serviu ainda para estabelecer a criação de um calendário anual com os principais eventos da área oferecidos em todos os Estados.


 


Qualquer agência associada e interessada no tema pode participar do Grupo de Comunicação Interna, basta encaminhar um e-mail para: comunicacao_interna_abracom@grupos.com.br. As reuniões ocorrem uma vez por mês, na sede, em São Paulo, e há a possibilidade de acompanhamento remoto por viva-voz. O próximo encontro será em 17 de março, às 9 horas. Nos demais estados, serão bem vindas oportunidades de encontros presenciais.


 


Fonte: Luciene CâmaraLuares Produções e Comunicações e Camila Andrade – Consultoria Pórthia


FONTE: Abracom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *