O presidente da Abracom, José Luiz Schiavoni, conversou com secretário-executivo da entidade,
· Quais os principais destaques da Abracom em 2006?
– Foi um ano muito intenso.
É preciso também destacar aqueles diretores, coordenadores de grupos de trabalho e associados que dedicam muitas horas de seu trabalho, ao longo do ano, para atividades da Abracom. É uma prática consensual da diretoria que cada um de seus integrantes banque suas próprias despesas em viagens ou almoços de trabalho quando estão representando os associados. É importante ressaltar essa prática, pois ela tem sido fundamental para conseguirmos desenvolver as atividades mesmo com um orçamento limitado.
Neste ano, consolidamos as diretorias regionais e comissões estaduais. Foram realizados cursos e atividades em Pernambuco, Espírito Santo, Distrito Federal, Paraná, Belo Horizonte, Pará e o Congresso Norte-Nordeste de
Mudamos a sede da Abracom para um espaço maior e já foi possível inaugurar o Centro de Capacitação Ivandel Godinho Júnior, com o primeiro curso realizado em novembro. Este é um marco para o desenvolvimento das atividades de formação e aperfeiçoamento dos empresários e dos profissionais do setor.
A Abracom também direcionou suas preocupações para obter junto ao poder público maior abertura para a contratação de agências de comunicação. Fez gestões junto aos parlamentares para obter avanços na legislação que disciplina as concorrências. E batalhou para tentar incluir o segmento nos benefícios do super simples. Assim como outros setores empresariais e aqui destaco o sistema S, com o SESC, SENAC, SESI e SENAI, por exemplo não foi possível romper a barreira interposta pela Receita Federal. Mas é uma luta permanente, que terá continuidade no próximo ano.
· Neste ano a Abracom desenvolveu com a ECA/USP um projeto que pode ser um modelo para os cursos de comunicação em todo o país?
Exatamente.
· No campo institucional, qual tem sido a preocupação da Abracom?
Nosso objetivo é sempre abrir novos campos de trabalho para as agências. Então, pautamos nossas atividades nesse campo pela necessidade de divulgar o setor. Atendemos a todos os convites para palestras, propomos atividades a entidades de outros segmentos empresariais e estamos presentes em debates, congressos, mesas redondas. E no segmento de comunicação, temos canal aberto com as entidades irmãs, como a Aberje, a ABA e a Intercom.
· O ano foi marcado pela polêmica em torno das questões de regulamentação profissional no setor de comunicação. Como a Abracom tem se posicionado a respeito desse tema?
Nossa posição é clara e tem se tornado pública sempre que somos chamados ao debate. A Abracom entende que o mercado já tomou sua posição ao compor equipes de trabalho, seja nas empresas ou nas agências, que são multidisciplinares. Então, pautamos nossa ação pela defesa de um mercado de trabalho que tem espaço para os mais variados perfis profissionais, sem demérito para qualquer um deles. Relações públicas e jornalistas são fundamentais para o nosso trabalho e constituem a imensa maioria desses profissionais nas agências. Mas há necessidade de uma visão mais ampla e muitas vezes um determinado cliente ou serviço pode demandar profissionais dessa área. Nosso apelo é para que as entidades do setor cheguem a um consenso de valorização da atividade profissional, pois o encastelamento em uma posição corporativista pode ser extremamente desgastante para todos.
· Desde o início do segundo semestre, o Sinco Sindicato Nacional das Empresas de
Em praticamente todos os segmentos da economia, os sindicatos empresariais e as associações setoriais trabalham de forma conjunta. Cada um com suas ações específicas. Hoje, dividimos a sede com o Sinco. Mas nossa parceria é mais ampla. Queremos justamente agir de forma complementar em defesa dos temas mais relevantes para o nosso mercado. O presidente do Sinco,
· Quais as principais linhas de ação da Abracom para 2008?
Vamos justamente apostar na divulgação mais ampla do mercado. Ainda há muito espaço a ser conquistado pelas agências. E ter potenciais clientes mais informados sobre como funciona nosso mercado, quais as soluções de comunicação que ele encontrará nas agências. Para isso, as palestras e os nossos cadernos de comunicação organizacional que em 2007 terão mais um título, desta vez sobre comunicação interna são ferramentas importantes. Vamos usar do nosso principal atributo, a comunicação, para fazer chegar aos públicos de nosso interesse a informação sobre o mercado de comunicação corporativa.
Vamos realizar os tradicionais Encontros de
FONTE: Abracom