Por Daniel Bruin* Os heróicos leitores que acompanham semanalmente esta coluna certamente já leram sobre os dilemas que atormentam a profissão de RP. Um dos mais funestos refere-se à regulamentação da atividade e sua conseqüência nos outros segmentos da cadeia de comunicação corporativa. Mas, alvíssaras, em poucos dias algo pode acontecer na área e significar profundas mudanças neste quadro desanimador. Na próxima terça-feira, 10 de outubro, haverá eleições no Conselho Federal de Relações Públicas (Conferp), e um pleito sempre é uma valiosa oportunidade para a discussão de idéias e soluções. A chapa de oposição vem com uma proposta de mudança no atormentado status da profissão, propondo uma flexibilização na postura corporativa da entidade. Composto por representantes de entidades representativas como O grande problema, porém, reside na draconiana legislação que regula as atividades do RP, promulgada no auge da ditadura militar e que ainda hoje assombra os que lutam pela evolução do mercado de comunicação empresarial como um todo. Mesmo a atual diretoria do Conrerp – que possui muitos componentes da chapa que concorre à reeleição – já se declarou publicamente a favor de uma mudança na legislação, e há projeto de lei tramitando no Congresso para revisar o descalabro. Esta eleição pode ser uma ótima oportunidade de trazer o assunto à tona e acelerar a aprovação do projeto ainda nesta legislatura, para que não se perca mais tempo com a questão. Independente de quem seja a chapa vencedora, não deixa de ser um sopro de esperança saber que há uma movimentação para desengessar a atividade de RP e trabalhar por seu desenvolvimento e reconhecimento de uma nova forma, mais aberta ao diálogo e à colaboração com outros setores do mercado e, principalmente, sem a ameaça de um incômodo sectarismo.
*Daniel Bruin é jornalista com 18 anos de experiência nas redações de veículos como IstoÉ, Jovem Pan, Guia 4Rodas e Gazeta Mercantil. Possui pós-graduação em Jornalismo na Universidad de Navarra (Espanha). Há cinco anos atua na área de comunicação corporativa. Atualmente é gerente de imprensa da Nestlé Brasil.
Fonte: Jornal da Comunicação Corporativa
FONTE: JCC