Abracom Centro-Oeste promove curso de webjornalismo

Por Arnaldo Júnior


 


A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) promoveu em Brasília o curso Produção e Edição de Textos para Web, ministrado pelo jornalista Vicente Tardin, especialista em Web Jornalismo e criador e editor do site Webinsider (http://webinsider.uol.com.br/). O treinamento aconteceu no último sábado (2), na sede da Novintec.


 


O diretor da Regional Centro-Oeste daAbracom, Ronaldo de Moura, considera que o treinamento foi um sucessoe anuncia as novas iniciativas da entidade em Brasília: “Vamos priorizar as a´reas de gestão para os donos das agências e a capacitação de nossas equipes profissionais”. A Coordenação Regional se reúne, nesta quarta-feira (6), para definir o calendário de cursos e eventos do segundo semestre.


 


Para a coordenadora do Grupo de Trabalho de Capacitação e Eventos da Abracom Regional, Beatriz Ribeiro, o nível de participação dos alunos foi bom. “O curso de Vicente Tardin em Brasília é um exemplo das parcerias que a Abracom pretende firmar visando a capacitação profissional. Brasília é uma cidade nova, com um mercado muito promissor, onde a iniciativa privada está se consolidando e apagando o estigma de que ela depende exclusivamente do funcionalismo público”, explicou.


 


Para explicar o papel estratégico do profissional de Internet, Tardin mostra que o gerenciamento dos produtos na internet deve se assumido por um profissional com amplo conhecimento. Além disso, o curso ensina quais são as áreas que merecem maior atenção na edição de um site. O consultor também é responsável pelos sites ClickJobs e Cliquemusic e Melhores Filmes e professor do E-MBA em Planejamento, Gestão e Marketing Digital do I-Group/Educartis. Ele foi, ainda, participou da reformulação dos sites da Petrobras e BR Distribuidora e atuou como editor na IDG.


 


Depoimentos


 


Cerca de 20 profissionais de comunicação participaram da capacitação oferecida pela Abracom. “O curso foi muito bom! O palestrante remarcou a importância do jornalista, que ganhou status de redator, editor e, até mesmo, revisor. Além disso, abordou o desenvolvimento do conteúdo web do ponto de vista comercial, ensinando-nos como se faz para destacar os nossos sites em ferramentas de busca, como o Google”, destacou a jornalista Fernanda Peregrino, repórter da Redação de Eletrônicos da agência Liberdade de Expressão.


 


Além de julgar o curso muito interessante, o coordenador de internet da TV Globo em Brasília, Renato Nóbrega, confessa que o que mais chamou a atenção foram os relatos de Vicente Tardin. “O exemplo dele, as dificuldades enfrentadas e as histórias de sucesso – como o case Webinsider – valorizam o webjornalismo e servem de espelho a todos os profissionais”, declarou.


 


Futuro


 


Segundo Beatriz, a Abracom está preparando novidades para qualificar profissionais de imprensa em Brasília. Já está em pauta a realização de uma oficina de produção de textos. O curso deve acontecer até o fim de setembro e será ministrado por Marcelo Paiva, pós-graduado em Comunicação Social, jornalista e escritor de vários livros publicados no Brasil e no exterior.


FONTE: Abracom CO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *