Muito Além das ONGs…

Foi tamanha a aceitação do 2º Caderno de Comunicação Organizacional, o “Comunicar é Preciso – Como Ongs podem se comunicar melhor com a imprensa, que uma segunda edição acaba de ser publicada. Ao todo já são 6 mil exemplares circulando em todas as regiões do País.


 


No dia 17 de julho, a convite do Instituto Telemig Celular, Janine Saponara, coordenadora do Grupo de Terceiro Setor da ABRACOM apresentou o Caderno em uma palestra no VI Seminário Pró-Conselho, em Belo Horizonte – MG.


 


Com o tema “Comunicação – questão estratégica para a sustentabilidade dos conselhos e das políticas públicas para a infância e adolescência”, ao lado de Ulisses Cava, diretor da ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância e da vereadora (SP) Soninha Francine, Janine Saponara buscou estender aos  membros dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares os conceitos e dicas práticas que o Caderno oferece às Ongs.


 


Na pesquisa “A imagem dos Conselhos na mídia” realizada pela ANDI em 2004, na cobertura dos 54 principais jornais do País, os conselhos foram ouvidos em apenas 3% das matérias e desses 3%, somente em 12,6% eles foram o foco central das reportagens. Para Janine Saponara, “os conselheiros precisam ter a oportunidade de conhecer como é o processo de geração de uma notícia e como eles, mesmo sem muitos recursos, podem contribuir para a melhoria da visibilidade das suas ações.” A coordenadora do grupo de terceiro setor afirma ainda que “como a atuação dos CMDCAs e dos conselhos tutelares é municipal, precisa ser ampliada a percepção de que os veículos locais, como as rádios comunitárias e, muitas vezes o mural da igreja são importantes meios de comunicação para a cidade.”


 


 


FONTE: Abracom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.