As assessorias de imprensa devem começar a se organizar e mostrar a força que têm. A empresária Ana Aragão (Signo Comunicação), chama as empresas para uma reunião hoje, às 10h, na sede do Sebrae. A proposta é que o grupo crie uma coordenação estadual da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom). Não há dados de mercado, mas a estimativa do Sindicato dos Jornalistas de PE é que existam cerca de 150 assessorias. A entidade promove de sábado a domingo o 3º Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa.
De acordo com levantamento feito por Ana Aragão, junto à Abracom, há cerca de 800 agências atuando no eixo Rio-São Paulo. No Brasil, são 184 associadas, sendo 102 em São Paulo e 13 no Rio, 70% delas de pequeno e médio porte, com faturamento anual de até R$ 1 milhão.
E por falar em assessorias, a Press Comunicação concorre como única finalista de Pernambuco ao Prêmio Aberje 2005 na categoria Revista Externa. O trabalho foi desenvolvido para o cliente Hitachi Ar Condicionados do Brasil. A revista é produzida no Recife e distribuída em todo o País e ainda para a diretoria da multinacional no Japão.
Fonte: Jornal do Commercio – Recife/PE