Comunicação interpessoal é ferramenta do profissional das agências

Fonoaudióloga mostra como melhorar postura pessoal e profissional

A fonoaudióloga Claudia Colnago foi a palestrante de junho no encontro da série Diálogos, promovida pela Abracom no último dia 10, no Spazio JK, em São Paulo. Falando a um público de 45 profissionais de comunicação organizacional, Colnago apresentou quais são os principais desafios para aprimorar a comunicação.

A fonoaudióloga abordou ao longo da palestras as dificuldades mais comuns para falar em público e participar de reuniões de negócios. Também deu dicas de postura e etiqueta. Além de falar sobre a importância de uma apresentação pessoal adequada aos ambientes em que o profissional circula.

Na segunda parte da palestra, Claudia Colnago centrou a exposição em recomendações para manter a saúde vocal, ressaltando que algumas práticas cotidianas são fundamentais para que o profissional possa enfrentar de forma tranqüila situações em que a voz pode ser mais exigida, como em palestras, apresentações a clientes, longas reuniões de trabalho. 

Também apontou as falhas mais comuns no uso da voz. A palestrante lembrou que alguns erros como o volume fraco da voz, a aceleração, a falta de coordenação entre fala e respiração ou o uso de vícios de linguagem, entre outros problemas, podem dificultar a compreensão da mensagem por parte dos interlocutores.

Colnago ressaltou que a base de um bom trabalho de desenvolvimento da comunicação profissional deve se centrar na idéia de que aquele que comunica deve usar afetividade em uma forma efetiva de comunicar suas mensagens.

A palestra integra a série de encontros da Abracom, em que profissionais de diversas áreas apresentam conteúdos, produtos ou serviços que podem auxiliar as agências de comunicação a aperfeiçoar seu trabalho.

A fonoaudióloga já desenvolve trabalho junto a agências de comunicação, oferecendo consultoria para os profissionais da própria agência ou atuando em parceria para o atendimento aos clientes em programas de media training, por exemplo.

As agências interessadas em conhecer o trabalho da fonoaudióloga podem enviar mensagem para c.comunicao@uol.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *