Workshop desenvolvido pela KlaumonForma e Hermes traz novo conceito de treinamento
O novo conceito de Mídia Training em Comunicação Interna foi lançado na manhã desta quinta-feira pelo jornalista e consultor Francisco Viana para um grupo de assessores e gerentes de comunicação, entre eles empresas como: Avon, Bancos Itaú e Santander Banespa, Blanco, Cargill, CornProducts, FGV e Great Place to Work.
A iniciativa é fruto da parceria entre a KlaumonForma, agência dos sócios Claudia Zanuso, João El Helou e Mônica Deliberato focada em comunicação interna e a Hermes Comunicação Estratégica, consultoria dirigida por Francisco Viana e pela jornalista Rose Amanthéa.
Juntamente com uma degustação de café no Santo Grão, foi apresentado o Workshop de Comunicação Interna, um novo produto formatado para atender às novas exigências de comunicação. Consiste em módulos de treinamento com três opções de carga horária que são aplicados em grupos de 15 pessoas e que são precedidos por um diagnóstico da situação atual.
?Nosso objetivo é oferecer um produto consistente e viável, sob medida para as demandas de cada empresa?, ressaltou Claudia Zanuso, na abertura da apresentação. Com 13 anos de vivência em comunicação empresarial, sua agência aposta na disseminação da cultura de comunicação para potencializar as ações e veículos de comunicação interna, e isso só é possível se os gestores forem formados para isso, afirma.
Francisco Viana enfatizou na sua palestra que a comunicação interna nas empresas é hoje não apenas um investimento, mas, sobretudo um capital para as empresas. ?O que distingue uma empresa hoje não é só a liderança, mas o envolvimento de cada funcionário nas estratégias adotadas?, afirmou. Para ele, o movimento é parte da evolução do conceito de mídia training. ?Antes a preocupação era a de formar porta-vozes, os altos executivos para falar com a imprensa. Hoje cada funcionário é o maior propagandista de sua empresa, para o bem ou para o mal?, enfatizou o consultor. A comunicação interna é, deste modo, parte indissociável de uma estratégia para consolidar a reputação de uma empresa.
Consultor empresarial há mais de uma década, Francisco Viana defendeu em seu primeiro livro, De Cara com a Mídia, a tese de que ?Comunicação é lucro que se realiza ou que se deixa de realizar?. No segundo livro, lançado no ano passado, Comunicação Empresarial de A a Z, avançou nos temas e impasses vividos pelos profissionais de comunicação, enfatizando que eles são advogados da empresa perante a opinião pública. No último livro da trilogia, que deve sair até junho, intitulado ?Hermes, a natureza divina da comunicação?, Francisco coloca a comunicação como parte do capital intangível das empresas. Ela determina a imagem e, sobretudo a reputação da empresa, com resultados concretos e mensuráveis.
Viana fechou a apresentação com um exemplo histórico. Citou Alexandre, o Grande, cuja trajetória está em evidência por conta do filme de Oliver Stone, para ilustrar como a imagem é determinante numa estratégia vencedora. ?Alexandre foi um grande comunicador da sua época e conseguiu arrebatar milhares de guerreiros pela força de sua reputação. O inverso aconteceu com Dario, rei da Babilônia, estigmatizado por ter fugido duas vezes do campo de batalha, apesar de ter munição para vencê-la?. Na prática, ressaltou, comunicação diz respeito à atitude. ?A sociedade está atenta às posturas adotadas pelas empresas que ela mantém?, finalizou. Eis o desafio dos comunicadores.