Iº Congresso Brasiliero de Comunicação Ambiental

A comunicação ambiental é um dos fatores essenciais para o sucesso de

projetos que têm como meta o desenvolvimento sustentável. A importância do meio ambiente há muito deixou de ser preocupação apenas dos ecologistas e hoje influencia decisões na área financeira e até mesmo a inclusão de ações nos mercados mais valorizados do planeta.



Melhores indicadores de sustentabilidade, se apoiados por uma eficiente estratégia de comunicação, valorizam a imagem institucional das empresas. A comunicação também amplia a consciência ambiental do público interno, que se sente mais motivado e envolvido com o trabalho. Tudo isso leva ao crescimento dos índices econômicos e, conseqüentemente, permite que essas empresas continuem a investir em atividades que têm o desenvolvimento sustentável como foco. Até um possível risco ambiental, se comunicado com linguagem adequada, clara e de modo objetivo, pode transformar-se em fator associado à credibilidade do empreendimento.



Aspectos ambientais, sociais e econômicos estão cada vez mais inter-relacionados e é por isso que o I Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental reúne, pela primeira vez, especialistas nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente e Economia. Eles somam, até o momento, 17 palestrantes com presença confirmada.



Organizado pelas empresas Ambientepress, AG Comunicação Ambiental e Interação Ambiental, o evento acontece nos dias 21 e 22 de setembro de 2004 (terça e quarta-feira), na cidade de São Paulo. Entre os painéis que serão apresentados, destacam-se os seguintes temas: a relação da comunicação com a melhoria dos indicadores ambientais, econômicos e sociais das empresas; a comunicação de riscos ambientais; a comunicação ambiental no planejamento das agências de comunicação e o sucesso de iniciativas pioneiras no setor.



Os palestrantes que já confirmaram presença são:



– Arlindo Philippi Jr – Coordenador Científico Núcleo de Informações em Saúde Ambiental da Universidade de São Paulo

– Marco Antonio Fujihara, diretor da PriceWaterhouse Coopers

– Christopher Wells – Diretor do Departamento de Riscos Socioambientais do Banco Real ABN AMRO Bank

– Rogério Ruschel, Diretor da Ruschel & Associados Marketing Ecológico

– Fernando Altino, engenheiro da Uerj

– Henrique Lage, professor de Gerenciamento de Riscos dos cursos de pós-graduação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Fundação Getúlio Vargas

– Carlos Celso do Amaral e Silva – Professor da disciplina Comunicação de Riscos Ambientais na USP

– Marcelo Kós – Coordenador do SC 8 do ABNT/CB 38, responsável pela Norma ISO 14063

– Ana Elisa Fonseca Silveira, jornalista – MBA em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ

– Adalberto Marcondes, presidente da Ecomídias; Antonio Lago, Analista Ambiental do Ibama, presidente da Confederação Interamericana de Relações Públicas

– Vilmar Berna – Jornalista, editor do Jornal do Meio Ambiente

– Eduardo Ribeiro, diretor-secretário da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação e diretor-editor do informativo Jornalistas&Cia

– Elie Politi – Coordenador do GT de Comunicação da Mesa Redonda de Produção Mais Limpa de São Paulo

– Rene Caprilles – Diretor da Revista Eco 21

– Jussara Utsch, executiva de Comunicação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds)

– Sofia Jucon, jornalista Responsável pela Revista Meio Ambiente Industrial e pós-graduada em Gestão Ambiental pela Faculdade de Educação Ambiental do Senac/SP

– Robson Melo – Gerente de Meio Ambiente e Comunicação da Companhia Siderúrgica Tubarão

– Cassiano Ricardo Schneider, responsável pela gestão ambiental da Faber-Castell

– Luiz Carlos Bezerra, superintendente de Comunicação e Luiz Eduardo Teixeira Malta, gerente de Comunicação, ambos da Cosipa

– Juliana Matos Seidel, especialista de Desenvolvimento Ambiental da Tetra Pak.



O congresso é dirigido a empresários, gerentes e profissionais liberais das áreas de comunicação, marketing, meio ambiente, economia, entre outras, e também a profissionais encarregados das informações ou dos programas de divulgação da empresa (porta-vozes), técnicos e responsáveis pelo planejamento estratégico de comunicação.



As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone: (11) 3917-2878, na Revista Meio Ambiente Industrial. As vagas são limitadas.



Serviço



I Congresso Brasileiro de Comunicação Ambiental



Dias: 21 de 22 de setembro de 2004



Local: Rua João Cachoeira, nº 107 – Meliá – Jardim Europa – São Paulo – SP



Informações



(11) 3917-2878



PROGRAMAÇÃO



21/09/2004



das 8h30 às 9h – Recepção e entrega de material

das 9h à 9h15 – Cerimônia de Abertura do I CONGRESSO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL

das 9h15 às 12h30 – Painel: A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A MELHORIA DOS INDICADORES AMBIENTAIS, SOCIAIS E ECONÔMICOS DA EMPRESA



Presidente da mesa: Arlindo Philippi Jr – Coordenador Científico do Nisam -Núcleo de Informações em Saúde Ambiental da Universidade de São Paulo



Palestrantes:



1) Marco Antonio Fujihara – Diretor da PriceWaterhouse Coopers, especialista em meio ambiente

2) Christopher Wells – Diretor do Departamento de Riscos Socioambientais do Banco Real ABN AMRO Bank

3) Rogério Ruschel – Publicitário, jornalista e consultor Diretor da Ruschel & Associados Marketing Ecológico



das 14h às 18h – Painel: A COMUNICAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS

Presidente da mesa: Fernando Altino – Diretor da Interação Ambiental



Palestrantes:

1) Henrique Lage – Professor da cadeira de Gerenciamento de Riscos dos cursos de pós-graduação na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Fundação Getúlio Vargas

2) Carlos Celso do Amaral e Silva – Professor na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo da disciplina Comunicação de Riscos Ambientais

3) Marcelo Kós – Coordenador do SC 8 do ABNT/CB 38, responsável pela

Norma ISO 14063

4) Ana Elisa Fonseca Silveira – Jornalista – MBA em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ



22/09/2004



das 8h30 às 12h30 – Painel: COMUNICAÇÃO AMBIENTAL DENTRO DO PLANEJAMENTO DAS AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO – SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVA



Presidente da mesa: Adalberto Marcondes – Presidente da Ecomídias



Palestrantes:



1) Antonio Lago – Analista Ambiental do Ibama, presidente da Confederação Interamericana de Relações Públicas

2) Vilmar Berna – Jornalista, editor do Jornal do Meio Ambiente

3) Eduardo Ribeiro – diretor-secretário da Abracom – Associação

Brasileira das Agências de Comunicação e diretor-editor do informativo Jornalistas&Cia

4) Elie Politi – Coordenador do GT de Comunicação da Mesa Redonda de Produção Mais Limpa de São Paulo

5) Rene Caprilles – Diretor da Revista Eco 21



das 14h às 17h45 – Painel: A COMUNICAÇÃO AMBIENTAL E O SUCESSO DAS INICIATIVAS PIONEIRAS



Coordenadoras da Mesa: Jussara Utsch – Executiva de Comunicação do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds),

Sofia Jucon – Jornalista Responsável pela Revista Meio Ambiente

Industrial pós-graduada em Gestão Ambiental pela Faculdade de Educação Ambiental do Senac/SP



das 14h às 14h45 – Apresentação de Case

Robson Melo – Gerente de Meio Ambiente e Comunicação da Companhia Siderúrgica Tubarão



14h45 às 15h30 – Apresentação de Case – Cassiano Ricardo Schneider – Responsável pela Gestão Ambiental da Faber-Castell



15h30 às 16h15 – Luiz Carlos Bezerra e Luiz Eduardo Teixeira Malta, superintendente e gerente comunicação, respectivamente, da Cosipa.



16h30 às 17h45 – Juliana Matos Seidel, especialista de Desenvolvimento Ambiental da Tetra Pak.

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