Comunicação Pública na Internet

A Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência

da República, com apoio da Petrobras, lançará uma página na Internet sobre

Comunicação Pública. Ela oferecerá, entre outros serviços, um "Banco de Boas Práticas" e trabalhos acadêmicos sobre comunicação pública a partir da

contribuição de agentes de comunicação e pesquisadores de todo País.



O "Banco" conterá relatos de práticas realizadas em órgãos do Executivo,

Legislativo e Judiciário de nível nacional, estadual e municipal e no

terceiro setor. Qualquer pessoa que atue na área poderá fazer o relato de

experiências que considere relevantes, de maneira a permitir o

compartilhamento por outros interessados.



Outro espaço, provisoriamente chamado "Academia", reunirá parte da produção

científica em Comunicação Pública Brasileira, buscando estimular a discussão sobre o tema e facilitar o acesso de textos por todos os interessados. Esse espaço está aberto a estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores.



A intenção do projeto é estimular o debate sobre comunicação pública e a

excelência nas ações desenvolvidas por diferentes órgãos públicos e

instituições de terceiro setor.



Saiba como participar



Esperamos receber contribuições que permitam a concretização do projeto e o

lançamento da página. Todos os profissionaisde comunicação estão convidados

a disseminar as informações abaixo e a participar com a apresentação de

trabalhos e relatos.



Banco de Boas Práticas – relato descrevendo ação/experiência que sirva de referência para práticas relacionadas à gestão de comunicação em organizações governamentais e do terceiro setor. O texto ficará disponível para consulta pública a partir de ícone específico em página mantida pela Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República na internet. O objetivo é facilitar o acesso da sociedade a experiências relevantes em comunicação pública.



Especificações do documento



– arquivo único, em Word

– até 50 mil caracteres. Título de até 100 caracteres

– nome completo, e-mail e telefone de contato do autor/responsável

– nome e telefone da instituição da qual o texto trata

– cinco palavras-chaves para indexação

– fonte Arial, corpo 10, entrelinha 1

– nome do arquivo deve começar pelo nome da entidade ou órgão público.



Dados do e-mail



O arquivo deve ser enviado anexado para jorge.duarte@planalto.gov.br. No corpo da mensagem, o autor deve formalizar a autorização para veiculação na página da internet da Secom.



Modelo: "Assumo a responsabilidade e autorizo a veiculação pública, pela Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República, do texto (nome do texto), desde que não haja mudança em seu conteúdo. Caso deseje, mediante minha solicitação, o texto poderá ser retirado da internet a qualquer tempo".



Academia – teses, dissertações, monografias e artigos relacionados a comunicação pública. Os textos deverão ser fiéis ao original aprovado por banca examinadora ou apresentados/publicados em revistas científicas e congressos.



Especificações do documento



– arquivo único, em pdf



Dados do e-mail



O arquivo deve ser enviado para jorge.duarte@planalto.gov.br. No corpo da mensagem, o autor deve informar título do trabalho, nome completo

do autor/responsável, e-mail e/ou telefone de contato do autor/responsável

pelo texto, cinco palavras-chaves para indexação e pequena síntese sobre a

apresentação original.



Também deve formalizar autorização para veiculação do texto em página da

Secom na Internet.



Modelo: "Assumo a responsabilidade e autorizo a veiculação pública, pela Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República, do texto (nome do texto), desde que não haja mudança em seu conteúdo. Caso deseje, mediante minha solicitação, o texto poderá ser retirado da internet a qualquer tempo".



No caso de relatos para "Boas Práticas" poderá ocorrer adaptação na estrutura da apresentação.




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