As agências voltam a se animar

Após um 2003 morno, com muita gente amargando retração ou crescimento zero, ficando para o plano das exceções as que cresceram acima de 10%, o mercado das agências de comunicação volta a viver um bom momento e parece ter se reaquecido. Ao menos essa é a impressão que se tem, se tomarmos por base o número de empresas que tem anunciado a conquista de novas contas e jobs, nessas últimas semanas. É preciso dizer que o começo de 2004 foi pra lá de titubeante, obrigando algumas agências inclusive a reduzir quadro, mas – ao menos aparentemente – as coisas melhoraram e os investimentos do chamado universo corporativo parece que foram retomados. Em São Paulo a colheita foi farta, como se poderá ver abaixo: 

 

A LVBA, uma das mais antigas e tradicionais agências do País, dirigida pelos colegas Flávio Valsani e Gisele Lorenzetti, comunicou ter iniciado o atendimento de comunicação para a Terco Auditoria e Consultoria, empresa fundada em 1982 e que presta serviços de auditoria e assessoria contábil e financeira, além de consultoria tributária, trabalhista e de gestão (líder no atendimento a pequenas e médias empresas, está entre as seis maiores auditorias do País). O projeto de comunicação proposto engloba ações junto aos públicos interno e externo, entre elas organização dos processos de comunicação, relações com a imprensa e desenvolvimento gráfico e editorial de publicações.  

 

A multinacional The Jeffrey Group (TJG), dirigida no Brasil, por Ediana Balleroni, acaba de assumir a conta da Western Digital, uma das maiores fabricantes mundiais de hard disks (discos rígidos) internos e externos. A TJG atenderá a empresa no Brasil, México e Argentina. Luís Joly (ljoly@tjgmail.com) fará o atendimento no Brasil. Outra novidade da agência foi a contratação de Francine Mendonça (fmendonca@tjgmail.com), colega com passagens pela Gazeta Mercantil, Diário do Grande ABC e iG, para trabalhar no atendimento das contas da Kodak e da Iomega.  

 

A Conteúdo, de Claudio Sá, anunciou dois novos clientes: o escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, que tem escritórios em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador, que será atendido por Adriana Stacchini (asriana.stacchini@conteudonet.com); e a CBCC, operadora de contact center com 3.500 posições de atendimento (PAs) distribuídas em sites localizados em São Paulo, São Bernardo do Campo, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba – atendimento de Ricardo Morato (ricardo.morato@conteudonet.com) e assistência de Rodrigo Garutti. 

 

A Via News, agência dirigida pelo colega Pedro Cadina, fechou contrato com a SolidWorks Corporation, organização que desenvolve e comercializa softwares de projetos mecânicos, análises e gerenciamentos de dados de produtos. Entre as empresas que utilizam a tecnologia da SolidWorks encontram-se Petrobras, Alston, Jumil Máquinas Agrícolas, Romi, WEG, Hallibuton, Agri-Tillage do Brasil (antiga Baldan), Bargoa, Bosch, Gerdau, Taurus, Stemac, e outras. O próprio Pedro fará pessoalmente o atendimento com o apoio de Michele Gassi. 

 

Até aqui mostramos quatro agências e cinco novos clientes. Mas a boa safra não pára. 

 

Carlos Brickmann e Marli Gonçalves, que dirigem a Brickmann&Associados, também saboreiam nova conquista, e das pesadas: vão atender a Fundação Cesp, uma das maiores e mais importantes entidades de previdência privada do País, administradora de planos de previdência e saúde para 140 mil participantes, patrocinada pelas principais empresas de energia elétrica do Estado de São Paulo. O trabalho será realizado em conjunto com Rita Pimenta, colega que coordena a área de Comunicação Institucional da Fundação. 

 

Já a Máxima, de Daniela Rocha e Rose de Almeida, tem três motivos para celebrar este bom momento: Proxis Contact Center, Instituto Nyingma de Budismo Tibetano e Atelier Laís Chiavone e Luciana Nemes.  

 

Jane Cruz e a sua Texto & Imagem é outra que está de conta nova: passou a atender a Elgin Automação Comercial, que estará participando durante esta semana da Autocom 2004. No atendimento Ana Paula Soares e a própria Jane. A agência, aliás, ampliou a equipe, contratando Juliana Chucre, ex-editora de moda do Fashion Site e do site do colunista César Giobbi para o segmento de moda da agência. 

 

A MKTMix anunciou ter iniciado trabalho de assessoria para o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, que reúne fabricantes do setor joalheiro de todo o País. A conta será coordenada por Roberto Ethel com atendimento de Maristella Escobar; A One-To-One, Unidade de Comunicação Empresarial do MadiaMundoMarketing, passou a cuidar da assessoria de imprensa da Sétima Arte Digital, empresa que atua há 13 anos no segmento da comunicação audiovisual corporativa – no atendimento Helena Domingues; a Activa começou a atender a Ashby, microcervejaria nacional, a Lao Engenharia, fabricante de brinquedos ecológicos para áreas de lazer, e a Sanavita, indústria nacional de alimentos funcionais. As contas serão coordenadas por Thaís Murbach, que contará com o apoio de Cláudia Sá e Fernando de Moraes. A diretora de atendimento é Fatima Capucci; a Texto, de Altair Albuquerque, acertou com a Publiê Publicações e Eventos, e assumiu os trabalhos de Assessoria de Imprensa da Agrishow 2004, mega evento na área de agronegócios que acontece de 26/4 a 1º/5, em Ribeirão Preto (SP); por fim, a Novaface assumiu a assessoria de imprensa e comunicação da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura. No atendimento Alexandre Annenberg (diretor executivo), Gabryel Strauch (gabryel@novaface.com.br) e Vanessa Costa Santos (vanessa@novaface.com.br).  

 

Temos também as contratações, como no caso de Daniel Bruin, por exemplo, que dirigiu por três anos a Comunicação Corporativa da Talent, uma das mais respeitadas agências de propaganda do País. Pois ele deixou esse cobiçado emprego para assumir um novo trabalho na RP1, de Maysa Penna e Cláudia Rondon. Na agência, será o diretor responsável pela expansão dos novos negócios, consolidação da rede de afiliadas em todo o País e ampliação da representação institucional da empresa.  

 

Também decidiu investir neste outro lado do balcão a colega Lídice Leão, chefe de Reportagem da Rádio Eldorado por sete anos, e que acaba de começar na Lítera, de Maria Luiza Paiva. Aceitou o convite e já está gerenciando a área de atendimento com foco em planejamento e desenvolvimento de novos projetos e produtos.  

 

Walter Santos, que deixou há meses o SBT, decidiu retomar a VS Comunicação Empresarial, atuando com consultoria de estratégias empresariais, apoio a marketing, media training, pesquisas e comunicação integrada. 

 

Ana Paula Nogueira (ex-Reuters e Gazeta Mercantil), por seu lado, está agora reforçando o núcleo de publicações da Tamer Comunicação, contratada como editora-chefe da revista Interação, do grupo EDP Brasil (Energia de Portugal). E não foi só. Também Carla Terra (ex-Secretaria de Saúde do Estado e ex-JB) está na equipe, contratada para o atendimento da Trevisan.  

 

Burson Marsteller, outra agência de relações públicas multinacional, presidida no Brasil por Ramiro Prudencio, incluiu em seu portfólio a Mattel, uma das mais importantes fabricantes de brinquedos do mundo. No atendimento Vanessa Morais e Regina Jorge, com direção de Rosiane Dantas. 

 

Também a internacional Edelman teve conquistas no atacado – três contas praticamente de uma só vez: Samsung, Amadeus Brasil e Interbrazil Seguradora -, além de ter ampliado o atendimento à Pepsico (produtos Elma Chips, Coqueiro, Quaker Aveia, Toddy e Toddynho), conta que tem como gerente Letícia Lyra, e apoio de Patrícia Queiroz. A conta da Samsung é gerenciada por Andréas Adriano, com apoio de Hélio Kohan, e o da Amadeus, especializada em sistema de reservas eletrônica de vôos, por André Fróes, com apoio de Osmar Maduro. A agência também produz a newsletter Amadeus News, editada por Wágner Faneco, com auxílio de Edilaine Abreu. A gerente Patrícia Costa e a executiva Renata Pacini são as responsáveis pelo atendimento da Interbrazil. 

 

Marta Dourado, da Fundamento, anunciou fechamento de contrato com a Cottage Consultoria, especializada na qualidade de vida empresarial, e para a qual vai divulgar os programas Team Building: Construindo Equipes Competitivas no Exercício da Liderança e Life Quality System. No atendimento Eliane de Castro (Unidade de Negócios de Consumo e Serviços), com planejamento estratégico de Adriana Panzini.  

 

Suzane Veloso, da InfoCorp, também vai de três: Companhia Müller de Bebidas, fabricante da Cachaça 51; Programa Qualidade na Mesa, parceria da Abrasel e Sebrae; e Cabeças Voadoras, empresa voltada ao desenvolvimento de produtos para o público infantil. Foram contratadas, para dar suporte às novas contas, Karina Landi (Cia Müller e Qualidade na Mesa) e Jaci Brasil (Cabeças Voadoras, mais FilmBrazil e Associação Brasileira das Produtoras de Obras Audio Visuais).  

 

E uma última para encerrar: a Linhas&Laudas, de Ederaldo Koza e Fernanda Bulhões, tem entre seus clientes o Canal Multishow. O atendimento é de Berenice Menezes e Rogério Pacheco Jordão, no RJ, com apoio de Rodrigo Padron e Bernardo Ramos, em SP.  

 

A relação de conquistas não pára aí, com toda a certeza. Há muitas outras agências tanto de São Paulo, quanto de outras cidades brasileiras, com motivos para celebrar.  

 

É, de certo modo, sob este clima de bom astral que a Abracom reúne-se nesta quarta-feira, 14/4, para eleger a nova diretoria, que será presidida pelo colega José Luiz Schiavoni, da S2 Comunicação, que sucederá João Rodarte, da CDN. Em dois anos, a entidade dobrou de tamanho em termos de associados, estando atualmente com mais de cem agências em seu quadro. 

 


FONTE: Comuniquese

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.