LVBA: 28 anos de mercado e de pioneirismo

A LVBA Comunicação completa em fevereiro 28 anos. No mercado de comunicação, uma permanência como essa é para poucas empresas e não acontece por acaso. A história da LVBA comprova que sua trajetória é marcada pela persistência, determinação, profissionalismo, capacidade de inovar e forte atuação institucional no setor de comunicação empresarial.  

  

Linha do Tempo LVBA  

  

1976  

A LVBA é fundada por Valentim Lorenzetti e Wilson Villas-Bôas (daí a sigla LVBA – Lorenzetti, Villas-Bôas Associados), como um desmembramento do departamento de Relações Públicas da J. Walter Thompson. Em pleno regime militar, trata- se de um ato ousado frente a um período de economia fechada e de mercado restrito, marcado pela falta de diálogo e transparência – pré-requisito básico para o trabalho de comunicação.   

  

Início década de 80  

A LVBA adquire o direito de aplicar no Brasil uma metodologia pioneira para Treinamento de Crise. Desenvolvida pelo Grupo Rowland – na época um dos principais grupos de relações públicas do mundo – a metodologia era amplamente utilizada para preparar empresas européias a gerenciarem a comunicação da empresa junto a todos os seus públicos de interesse em momentos críticos.   

  

1983  

A LVBA integra o grupo de empresas que funda a primeira entidade que congrega as empresas de relações públicas no país. Em 1983 é fundada a Aberp – Associação Brasileira de Empresas de Relações Públicas, que tem como primeiro presidente Valentim Lorenzetti.   

  

1989  

A LVBA participa da fundação do Sinco – Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social.   

  

Início da década de 90  

A LVBA contrata empresa de tecnologia para desenvolver um mailing inteligente e eletrônico de imprensa. Como o produto final mostra-se adequado e necessário ao setor como um todo, a LVBA autoriza a empresa de tecnologia a colocá-lo no mercado e até hoje o Maxpress é uma das principais ferramentas que foi desenvolvida para o setor de assessoria de imprensa.   

  

1990  

Prematuramente, morre Valentim Lorenzetti, o fundador da LVBA. Os profissionais Flavio Valsani e Gisele Lorenzetti assumem a direção executiva da empresa.   

  

1991  

A LVBA muda para sua sede própria, construída para abrigar uma agência de comunicação e cujo projeto visa ampliações futuras.   

  

1994  

A LVBA Comunicação incorpora à sua operação a empresa de Relações Públicas dirigida por Vera Giangrande e Flávio Schmidt – VG&S. Flavio Schmidt e sua equipe vieram se somar à equipe de profissionais da LVBA e Vera Giangrande acumulou, até o ano 2000, quando faleceu, as funções de ombudsman do Grupo Pão de Açúcar e de consultora-associada da LVBA.   

  

1999  

A LVBA intensifica no seu portólio de serviços a atividade de propaganda institucional, inicialmente em associação com a Ink Comunicação. Com o desligamento da Ink, em 2002, o serviço permanece sendo prestado pela própria equipe da LVBA.   

  

2001  

– Reformulação do site da LVBA, que reforçou sua função de portal de serviços para jornalistas.   

– Criação do boletim eletrônico semanal E-News LVBA, com notícias da agência e de seus clientes, hoje em sua 132ª edição e com um mailing de 2.000 endereços cadastrados.   

– LVBA integra grupo de discussão sobre a necessidade de nova organização setorial o que leva à criação da Abracom – Associação Brasileira de Agências de Comunicação, entidade da qual a LVBA é fundadora e integra e primeira diretoria eleita.   

  

2002  

Lançamento do vídeo de Gerenciamento de Crise produzido pela LVBA, com a participação dos profissionais da agência e de consultores empresariais que atuam nas áreas de comunicação e relações governamentais.   

  

2003  

– Lançamento do Índice de Desempenho Institucional® – IDI®, ferramenta de gestão que permite a mensuração objetiva de resultados em programas de comunicação das empresas.   

– A LVBA lança a Intranet a fim de organizar e compartilhar as informações da empresa, bem como criar um canal de comunicação junto à equipe de profissionais.   

– A LVBA estabelece uma parceria premium com a empresa Comunique-se para oferecer ao mercado novos produtos com sofisticação tecnológica. Entre as ferramentas estão módulos de sala de imprensa virtual, de auditoria de imagem, distribuidor de releases, espaço virtual para coletiva de imprensa on-line e monitoramento de veículos via Internet.
FONTE: LVBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *