Origem das empresas de RP

As empresas de relações públicas nasceram no Brasil, ao contrário do que diz a manifestação da senhora Fernanda Di Franco ("Relações Públicas nas Américas", na edição de 4 de novembro), oferecendo desde o inicio às empresas e a outras instituições um serviço completo de planejamento e estratégia de comunicação, no qual a assessoria de imprensa era apenas uma das ferramentas.



Assim, a primeira entidade representativa do setor foi a Associação Brasileira de Empresas de Relações Públicas (Aberp), fundada há mais de 20 anos, que depois se transformou em Associação Brasileira de Empresas de Comunicação (Abec), ao absorver as assessorias de imprensa, reunidas na Aneci.



Infelizmente, a fusão das duas entidades não deu os resultados esperados e a Abec fechou posteriormente.



As empresas de relações públicas criadas nas décadas de 1970 e 1980 posteriormente possibilitaram um significativo desenvolvimento da comunicação organizacional, prestando consultoria a presidentes de empresas e entidades, estabelecendo planos e executando programas integrados, que incluem comunicação externa e interna, relações com a comunidade, relações governamentais, edição de publicações, realizações de eventos e outras atividades.



Grande parte das empresas pioneiras continua ativa e prestando sua consultoria e assessoria a empresas, associações, entidades, como a Inform, a LVBA, a ADS, a CL-A, cujos dirigentes foram presidentes da Aberp, e outras.



Só nos últimos anos é que ocorreu uma inversão no setor, com um grande crescimento das assessorias de imprensa, que se tornaram as maiores empresas desse segmento, hoje reunido majoritariamente na Abracom. Essas assessorias de imprensa vêm, de modo crescente, oferecendo serviços mais amplos a seus clientes, tornando-se, assim, empresas de relações públicas, como as pioneiras.



Mario Ernesto Humberg – Presidente da CL-A Comunicações e ex-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Relações Públicas (Aberp) – São Paulo, SP


FONTE: Gazeta Mercantil

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