Maurício Lara escreve livro sobre comunicação pública

Depois de preparar uma palestra para um evento sobre comunicação pública, em 1999, o jornalista Maurício Lara, assessor da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República, decidiu se aprofundar no tema e escrever "As sete portas da comunicação pública – como enfrentar os desafios de uma assessoria". "Criei uma metáfora para explicar que o assessor tem que estar atento às várias passagens da comunicação da área pública", explica o autor.



Essas "passagens" às quais ele se refere são as especificidades da comunicação na área pública. Lara afirma que existem sete "portas" que levam o profissional à reflexão sobre o papel e a importância de cada uma delas. São elas: imprensa, comercial e mídia, tom do discurso, relação com o público, comunicação interna; demanda interna; acesso ao poder.



"Temos que saber como lidar com a pressão que sofremos. Sempre temos que apresentar resultados positivos. Brinco que é pela porta demanda interna que o jornalista costuma ser demitido. Toda vez que algo dá errado dizem: Faltou comunicação".



O autor diz que sua experiência como repórter e em redações contribuiu e muito para o seu trabalho como assessor de comunicação. "Quem passa por um processo assim, se estiver desavisado, pode ser obrigado a transitar por portas sobre cuja existência sequer supunha. Vai ouvir insistentes batidas em portas que, uma vez abertas, deixarão passar demandas que se apresentam como verdadeiras surpresas para o profissional. Só aí ele vai perceber que uma assessoria de comunicação concentra muito mais nuances e facetas do que se supõe".



"As sete portas da comunicação pública" tem o objetivo de mostrar como lidar com o dia-a-dia desta atividade. Lara cita um exemplo ao Comunique-se: "Se o repórter tem uma informação errada, a culpa pode ser dele, mas a responsabilidade é do assessor de comunicação, que não passou as informações corretas".



Lara diz que encontrou pouco material sobre o tema "comunicação pública", o que o estimulou a escrever o livro.



O lançamento da obra será no dia 30/06, às 19h30, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O autor vai participar de um debate no projeto "Sempre um Papo", dividindo a mesa com o presidente da Aberje, Paulo Nassar, e o diretor de comunicação da Fiat, Marco Antonio Laje.



"As sete portas da comunicação pública – como enfrentar os desafios de uma assessoria", de Maurício Lara

Gutemberg Editora

Preço: R$ 25,00

140 páginas






FONTE: Comuniquese

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *