Pesquisa nos EUA revela que estratégias de lançamento de produtos em 2002 falharam

Um terço dos consumidores pesquisados não conseguiu se lembrar do nome de algum produto novo em 2002   

   

BOSTON ? Janeiro, 2003 ? Pesquisa realizada com 4214 adultos nos EUA pela Harris Interactive®/Schneider 2002 sobre os novos produtos mais lembrados em 2002 apontou que (33%) não conseguiram lembrar de nenhuma nova marca de produto lançada no ano passado e que menos da metade confirmou que a propaganda foi um dos três fatores que motivaram a compra dos produtos citados na pesquisa.   

   

Quando colocados a frente de 25 novos produtos lançados em 2002 e perguntados sobre quais os consumidores haviam ouvido falar , foram indicadas as marcas Vanilla Coke®, Cool Mint Listerine PocketPaks? and Pepsi® Blue?. Outro Top 10 foram Heinz Tomato Ketchup Easy Squeeze!?, Campbell?s "Soup At Hand?," Saran? Disposable Cutting Sheets, Simply White?, Dockers Go? Khaki with Stain Defender?, the MINI Cooper and Hanes® Tagless T-shirt.   

   

Quando perguntados sobre qual produto era mais impressionante do ponto de vista da campanha apareceram a Vanilla Coke (19%) seguida pelo MINI Cooper (18%), e Listerine PocketPaks (13%). Nenhum dos 25 produtos restantes foi mencionado por mais de 7% dos pesquisados.   

   

Quando os consumidores foram perguntados sobre quais produtos eles se lembravam sem mostrar uma lista dos lançamentos de 2002, somente 7% deles se lembraram da Vanilla Coke e 5% da Pepsi Blue.    

   

"Trata-se de um numero surpreendentemente pequeno se considerarmos a quantidade de dinheiro investida em campanhas publicitarias destes dois produtos comentou Joan Schneider, presidente da Schneider & Associates, uma empresa especializada em lançamentos de produtos e marketing de comunicação sediada em Boston e membro da rede mundial Iprex de agencias independentes .   

   

A pesquisa Harris Interactive/Schneider 2002 Most Memorable New Product Launch Survey observou também os fatores decisivos para a compra dos novos produtos. Na avaliação, menos da metade dos consumidores confirmou que a propaganda havia sido um dos três fatores decisivos na compra. Um terço dos pesquisados comprou o produto por curiosidade. Outros fatores que os levaram a compra foram a recomendação de amigos e parentes(22%) e a necessidade de possuir o produto (22%).   

   

De acordo com a Universal McCann, US$233 bilhões foram gastos com a introdução de novos produtos no mercado no ano passado. Por estas cifras da para perceber a importância de saber o que leva os consumidores a compra de determinado produto já que analises do Information Resources informam que 52% dos novos produtos falham antes do segundo ano de vida.   

   

Marketing Intelligence Service Ltd. , outra pesquisa na área, informou que os lançamentos de novos produtos dobraram de 1991 a 2001, crescendo de 15,401 para 32,025. No ultimo ano 31,785 novos produtos foram introduzidos no mercado.   

   

"O enorme numero de produtos lançados no mercado a cada ano tem crescido tanto que esta muito mais difícil chamar a atenção do consumidor. Descobrimos que muitos dos produtos que era lembrados pelos consumidores utilizaram um mix de táticas integradas de marketing adicionadas a propaganda, as ações de relações publicas, eventos, sampling, cuponagens, parcerias, promoções e testemunhais.    

   

Ironicamente, os marketeiros de plantão continuam gastando US$ 2.2 milhões por 30 segundos de anuncio durante o Super Bowl XXXVII. Não importa se eles se divertem vendo seu anuncio na TV durante uma partida de futebol. O que importa e que no dia seguinte eles se lembrem de sua marca e comprem o produto," comenta Schneider.   

   

Muitos dos lançamentos de produtos de maior sucesso indicados pela pesquisa empregaram técnicas de marketing não tradicionais adicionadas a propaganda para gerar reconhecimento da marca e vendas.   

   

"isto indica que os marketeiros estão empregando um mix diversificado de táticas de lançamento , algumas estão baseadas no touchdown outras no fumbles" de acordo com Schneider.   

Muito do que foi detectado pela pesquisa Harris Interactive/Schneider 2002 Most Memorable New Product Launch validou as conclusões do Report Schneider/Boston University Launch Report preparado dois anos atras.    

   

Neste estudo, levado a cabo através de pesquisa com mais de 100 executivos de marketing das maiores empresas voltadas para a produção de produtos para o consumidor final, foi detectado que a novidade do produto tem uma grande inter-relação entre o sucesso do produto e a tática empregada em contatar o consumidor no corpo a corpo usando táticas de guerrilha na estratégia de marketing.    

   

Sobre a Harris Interactive®   

   

Harris Interactive (www.harrisinteractive.com) e uma empresa de pesquisa de mercado reconhecida mundialmente como a empresa que realiza o The Harris Poll®, alem de ser pioneira em pesquisas de mercado realizadas pela Internet com metodologia cientificamente testada.    

   

A sede da empresa esta em Rochester, New York, U.S.A.. A Harris Interactive trabalha com metodologias desenvolvidas in house e tecnologias que permitem predizer, customizar e montar estratégias.   

   

Sobre a Schneider & Associates   

   

Schneider & Associates e uma empresa de relações publicas sediada em Boston cuja especialização esta no lançamento e relançamento de produtos e serviços para empresas regionais e nacionais nos EUA. Fundada em 1980, a agencia trabalhou com clientes como SUBWAY®, NECCO Sweethearts®, Mosquito Magnet®, Staples, Unilever/Bestfoods, e CVS/pharmacy auxiliando-os a lançar novos produtos e serviços nos mercados-alvo.    

   

   

   

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