Em momentos de crise econômica, os serviços de Assessoria de Imprensa mostram seu valor. A redução de custos nas redações faz com que os jornalistas procurem profissionais da área de relações públicas cada vez mais. Clientes que permanecem com suas consultorias de RP ? mesmo em tempos de cortes de verba ? tem vantagem sobre os outros.
Esses resultados foram descobertos num estudo feito pela Agência Dikom, de Düsseldorf, em conjunto com o departamento de imprensa da Toshiba Europa, no qual 225 jornalistas foram entrevistados.
De acordo com o estudo, cerca de dois terços acham que a influência exercida pelas agências de RP e Assessorias de Imprensa sobre o conteúdo da mídia cresceu. Material de apoio e press kits bem preparados, considerados úteis por 95% dos entrevistados, são importantes fatores nesse caso.
Com a redução de custos em mais de 70% das redações, os participantes da pesquisa revelam que a sua carga de trabalho aumentou em aproximadamente 80%. Para 40% dos jornalistas, este aumento está afetando sua capacidade de fazer o seu próprio follow-up. Como conseqüência direta, temos uma mudança no relacionamento entre jornalistas e assessores de imprensa, que passam a ser cada vez mais considerados como parceiros.
Fonte:
FONTE: F&H Porter Novelli, Munich