Petronio Correia relata experiência do CENP no segundo evento do grupo de Ética

O publicitário Petronio Correia, presidente do CENP ? Conselho Executivo das Normas Padrão, foi o convidado do segundo evento do grupo de Ética da Abracom. O encontro foi realizado durante café da manhã na sexta-feira, dia 1o de novembro, no Centro Brasileiro Britânico.   

   

Petrônio Correia explicou o funcionamento do CENP, um órgão do mercado publicitário que é responsável pela padronização de normas econômico-financeiras na relação entre clientes, agências e veículos de comunicação. O CENP zela pela aplicação de normas éticas, como a manutenção de padrões para a remuneração das agências, procurando evitar a prática de dumping.   

   

Segundo o publicitário, atualmente cerca de 3.800 agências em todo o país têm o certificado do CENP, em um universo de mais de 4 mil agências. Ele explicou que, sem o certificado, as agências não têm direito a receber do veículo de comunicação o desconto padrão de 20%, valor que é uma das principais fontes de remuneração do mercado publicitário.   

   

O presidente do CENP informou que existem algumas penalidades para agências que venham a descumprir as normas, inclusive com a cassação do certificado. As normas e o funcionamento da entidade podem ser conhecidas no site da CENP .   

   

A palestra de Petrônio Correia foi seguida de um bate-papo com os associados da Abracom. Dúvidas, perguntas sobre o funcionamento do CENP e uma reflexão a respeito da possibilidade de aplicação de normas semelhantes para as agências de comunicação deram o tom da conversa.   

   

   

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